Lasanha Vapt-Vupt

Andava eu a fazer as minhas compras de recheio de frigorífico e despensa, quando dou por mim perdida no corredor dos condimentos. Depois do corredor dos chocolates, este é dos que me faz gastar mais tempo nas compras. Isto porque comparo preços, e dou comigo a tentar recordar sabores, quando pego por exemplo na mostarda dijon, ou nas várias misturas de pimentas. O molho de tomate, normal ou com alho e cebola? Ah e as tortilhas, maiores mais pequenas… Quanto maiores mais quesadilha como, portanto melhor trazer as mais pequenas. Ando ali para trás e para a frente, sopa de rabo de boi, sopa de marisco, Knorr de carne, Knorr de frango… Eis que me aparece, a mistura Knorr para lasanha e bolonhesa.

Eu adoro lasanha, adoro mesmo. Assim que me recorde, a minha mãe nunca fez, mas eu fui percebendo como se fazia, e la ia inventado a minha lasanha, tinha sempre o problema de as placas não ficarem suficientemente moles, o que estraga logo tudo. O meu grande problema em fazer lasanha é que acabo por gasta-la só na limpeza da cozinha. Ora vejamos, panela para o ragu, panela para o molho bechamel, panela para aquecer água para amolecer as placas, e ainda a assadeira da lasanha… Bolas, so de enumerar até fiquei cansada, 3 panelas ao lume e uma assadeira sobre a cortiça, para não acabar estalada com as diferenças de temperatura. Quero com isto dizer, que faço lasanha muito menos vezes do que gostaria de a comer. Bom para mim, muitos dirão, menos esse nas coxas. Pois, mas isso agora não é o problema, o problema é que quero fazer lasanha, bem boa, e não ter de passar 2h só a esfregar tachos.

Ora bem, vi num blog de nome Kitchn, uma lasanha (que se clicares no link chegas logo lá) do tipo super básica de fazer e ainda prometia a utilização de só uma panela. Eu na verdade nem era para ir ver, porque estou bastante contente com a minha lasanha super trabalhosa que acaba sempre por ser desconsolante, no entanto a promessa de uma so panela fez-me sonhar. Até este momento, lasanha rápida saborosa e pouco trabalhosa, era uma utopia. Começo a ler, mas não li grande coisa, eu estava sedenta era com a possibilidade de uma lasanha rápida e pouco trabalhosa. Às tantas diz lá, fazes o ragu, partes a massa da lasanha e enfias no meio do ragu. Coloca mesmo por baixo, para conseguires camadas. A esta altura, o meu nível de ceticismo era tipo máximo. Pensei:”Hmm ta bem, mete la para o meio que aquilo faz camadas ta bem tá… a ver se experimento isto em casa”.

Já aqui falei da minha vontade de aceitar desafios, certo? Pois bem, esta receita eu fi-la no sentido do desafio. Ou seja, se funcionar vou ganhar um jantar incrível para fazer a meio da semana. Se perder… Bem se perder, la se vai o jantar de hoje, e a utopia mantem-se… Então decidi jogar as cartas todas, se é para jogar, mete-se logo os ases e as biscas na mesa. Pimba, saquei do Knorr de lasanha, fiz como indica lá, frita-se a carne em azeite e manteiga, adiciona-se o pó de perlimpimpim, e água, deixa-se levantar fervura. Depois segui os conselhos de Kitchn, parti a massa da lasanha e fui metendo para o meio, depois cobri com bechamel e cubos de mozarela fresco. Meti no forno e fiquei na cozinha feita palerma a olhar para o forno e a pensar, qual vai ser o Plano B… são 20.20h, não tenho muito tempo para arranjar outro jantar. Esperei os 20 minutos que demora para gratinar bem. Chamei o Pedro, servi o jantar… e voltei a servir mais duas vezes, porque a lasanha estava incrível.

Hoje experimentei com massa de canelones. Se vale a pena, viva os senhores da Knorr que criaram uma ótima mistura de ragu e viva Kitchn por se ter lembrado de fazer a melhor lasanha de meio da semana!

LASANHA VAPT-VUPT

O que vais precisar?

PLANO A

  • 1 Saqueta de mistura KNORR para lasanha;
  • Azeite q.b.
  • 400gr de carne picada, eu uso uma mistura de vaca e chouriço;
  • Massa de Lasanha partida em bocados ou Canelones
  • 200ml de molho bechamel;
  • 1 Queijo mozarela fresco.

PLANO B – Caso não queiras utilizar ou não exista os sacos perlimpimpim da Knorr

  • 400gr de carne picada;
  • Sal, pimentas, molho inglês, pimentão em pó, piri piri chipotle;
  • Uma cebola ralada ou picada
  • 2 Dentes de alho picados;
  • Azeite q.b.
  • Molho de tomate;
  • 1 Cerveja;

Como vais fazer?

PLANO A

  1. Fritas a carne no azeite, e segues as indicações da saqueta;
  2. Quando a carne estiver pronta, adicionas a massa de lasanha aos poucos, ou os canudos dos canelones, de forma a que a carne entre nos canudos;
  3. Cobres tudo com o molho bechamel;
  4. Cortas o queijo em cubos ou rodela e distribuis por cima;
  5. Levas ao forno até gratinar;
  6. Retiras e serves.

PLANO B

  1. Picas a cebola e o alho e colocas no azeite;
  2. Quando começar a alourar, adicionas a carne.
  3. Quando esta estiver meia frita, adicionam-se todos os ingredientes, inclusivamente a cerveja e o molho de tomate.
  4. Deixas a carne tomar sabor, regulas os condimentos e vê se precisa de um bocadinho de água;
  5. Quando a carne já estiver pronta adicionas a massa de lasanha aos poucos, ou os canudos dos canelones, de forma a que a carne entre nos canudos;
  6. Cobres tudo com o molho bechamel;
  7. Cortas o queijo em cubos ou rodela e distribuis por cima;
  8. Levas ao forno até gratinar;
  9. Retiras e serves.

WP_20171113_20_18_40_Pro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s