Cours de français?

Versão Portuguesa

E não é que eu me inscrevi num curso de línguas?! Ah pois é. Perdi a cabeça e, voltei a estudar. Estava difícil reunir os vários factores, que toda a logística de voltar a estudar implica. Dinheiro, companhia, vontade e disponibilidade. Eu honestamente acredito que as coisas acontecem por um motivo, e acontecem quando tem que ser. Se bem que no meu caso, eu fui para o francês porque preciso comunicar em francês e as minhas bases do básico à muito que o meu disco rígido apagou… Ou seja, ajudou a aumentar a vontade. Eu estava com ideia de voltar ao alemão, porque quando experimentei na universidade foi muito bom. Gostei mesmo. No entanto, pensei bem no caso, e parecia um bocado mau, ter tido dois anos de francês na escola e pouco ou nada me lembrava da língua. Na verdade, só sabia bem a expressão”mon amour” e, convenhamos é um bocado parvo, depois de dois anos de uma língua só saber dizer isso…. Pensando bem, eu neste momento sei dizer “meine lieben” e pouco mais. Quando estive na Alemanha tentei comunicar com os locais, mas acabei por desistir. Primeiro porque eles falam muito rápido, segundo porque o meu cérebro bloqueou. Mas sobre isso, falo noutra altura.

Eu hoje quero mesmo falar do facto de já estar no meu segundo nível de francês. Convém explicar que quando reuni todos os elementos fulcrais, incluindo o facto de ter conseguido que o Pedro fosse comigo, senti que ia ser uma grande experiência.  Está a ser uma experiência tão boa, que acho que rejuvenesci, ou pelo menos aparento idade de estudante, visto ontem ter ido ao cinema e o senhor achou que um bilhete normal para mim era na verdade um bilhete de estudante. Melhor do que qualquer destas coisas, é mesmo a sensação de estar a crescer. Aprender é do melhor que existe. Tenho neste momento o sabor amargo de não ter aproveitado, as minhas aulas de francês na escola quando era miúda. Mas a verdade é uma, foi o facto de não o ter feito que me leva hoje, todos os sábados à alliance française. Ou seja, eu acho que o motivo foi este. Não querer saber da lingua oficial do amour, quando era suposto, porque uns anos mais tarde, acabaria por o fazer com o meu amour. Sim, sim, estou a ser lamechas, e depois? As pessoas devem ser lamechas de quando em vez, aposto que seriam bem mais felizes.

Para celebrar o facto de estar a adorar o meu curso de francês, hoje fiz tarte Tatin, aldrabada. Eu vou chamar-lhe Tarte Tatin trompé.

English Version

And suddenly I enrolled on a French course?! I lost my head and went back to school. It was difficult to gather logistics of going back to school. Money, company, will and availability. I honestly believe that things happen for a reason, and happen when it has to be. Although in my case, I went to the French course because I need to communicate in French and my bases from school have already been erased from my hard drive. This is why my will increased.

I thought on going back to German classes, because when I tried at the university it was very good. I liked it. However, I thought, well if the only thing I remember from French is “mon amour” best is to go back, and forget the fact that once I learned French. On second thought, I know little more than “meine lieben” in German. Actually, when I was in Germany I tried to communicate with the locals, but I gave up. First because they speak too fast, second because my brain blocked. But about this, I’ll speak another time.

Today I really want to talk about the fact that I’m already in my second level of French. I should explain that when I met all the key elements, including the fact that Pedro decided to go with me, I felt it would be a great experience. Actually it’s being a good experience, I think it rejuvenated me, or at least I have appearance of a student, cause yesterday I have gone to cinema and the guy gave me a student ticket ticket, because that what I look like. Better than any of these things, is the feeling of growing. Learning is the best way to grow. I have at this time the bitter taste of not having taken advantage of, my French lessons at school when I was a kid. But truth be told, it was the fact of not having done that, leads me today, every Saturday at Alliance française. Meaning, this is why I’m back learning French. Not learning the official language of amour, when it was supposed, because a few years later, I would eventually do it with my amour. Yes, yes, I’m being mellow, and what? People should be mellow from time to time, I bet you would be much happier.

 

To celebrate the fact that it is love my French course, today I made tarte Tatin, cheated. I’ll call it Tarte Tatin trompé.

TARTE TATIN TROMPÉ

Eu baseei-me nesta receita: https://www.tastemade.com/videos/upside-down-apple-cake

O que vais precisar?

  • 2 maçãs;
  • Meio copo de açúcar;
  • 1 copo de miolo de nozes;
  • 1/3 de copo de manteiga derretida;
  • 2 colheres de canela;
  • 1/3 de copo de vinho fino;
  • 2 ovos;
  • 2/3 de copo de açúcar;
  • 1 copo de farinha;
  • 1 colher de café de fermento;
  • 1 pacote de natas frescas;
  • Açúcar q.b.

Como vais fazer?

  1. Tira o caroço das maças e corta-as em bocadinhos, com casca;
  2. Corta as nozes grosseiramente;
  3. Numa frigideira, ao lume, coloca o meio copo de açúcar e quando ficar castanho claro adiciona as maçãs e as nozes;
  4. Mistura tudo e adiciona meio copo de água e deixa ficar;
  5. Numa bacia, mistura os ovos e 2/3 de copo de açucare mexe com a batedeira;
  6. Adiciona também o vinho fino e a canela, e mexe;
  7. Peneira a farinha e o fermento e mistura com a colher de pau;
  8. Adiciona a manteiga no fim, mistura;
  9. Coloca a massa sobre as maçãs, e tapa com um testo e deixa cozer a massa por 20 minutos. Ao fim deste tempo pica com um palito e vê se a massa está cozinhada;
  10. Se estiver, desliga o lume, coloca o prato por cima e vira a tarde, como no link que eu coloquei ali em cima.
  11. Bate o pacote de natas com açúcar, até ficarem bem espessas e distribuí sobre a tarte, e serve.

Eu adorei!!!!

WP_20160228_13_25_32_ProWP_20160228_14_36_00_Pro

 

3 pensamentos sobre “Cours de français?

Deixe uma Resposta

