Ui creme de chocolate e avelãs…

Versão Portuguesa

Eu lembro-me muito bem da primeira vez que a minha mãe me levou ao Lidl. Vejamos, julgo que teria 8/9 anos. No trabalho disseram à minha mãe que a cadeia de supermercados alemã se ia instalar na zona industrial de Ovar. O supermercado prometia, porque era mais barato e os sacos pagavam-se. Ora a minha mãe que sempre teve um bom faro para supermercados, pegou em mim, na Marta e na tia Lina e fomos as cinco ver o que se passava. Aquilo que mais me chamou atenção, foram as prateleiras dos corredores serem baixas e haver muitas coisas com chocolate. Já nesta altura eu visualizava um futuro bem recheado de chocolate. Depois de vermos tudo, e de a minha mãe ter apanhado todas as caixas ao alcance para podermos transportar as compras chegamos ao carro, e enquanto a minha mãe e a tia Lina, faziam contas à vida, eu só pensava em chegar a casa e provar a mousse que compramos.

Afinal, a mousse não era assim tão saborosa e eu não a consegui comer.

O tempo foi passando, e a minha mãe desistiu de ir ao Lidl porque ficava muito fora de mão. Porém a tia Olívia continuava a ir, e sempre que íamos a casa dela lanchar, o café com leite nadava em açúcar e o pão afundava em creme de chocolate de leite e chocolate branco. Aquilo era uma felicidade para mim. As minhas primas, Cláudia e Sílvia, uma vez decidiram colocar metade do pires de açúcar no meu café, achando que eu iria ficar impressionada com o feito… A verdade é que nem dei por ela, e bebi o café com leite refastelada da vida e ao mesmo tempo comi o creme de chocolate com pão. Vendo bem, por algum motivo às tantas era gordinha e eu tinha uma barriga gigante…. Enfim.

Pois bem o creme de chocolate, durante muito tempo só na tia Olívia aquilo havia, em minha casa, o máximo era tulicreme, e eu nunca fui muito amante, por isso, aproveitava sempre que ia à tia Olívia.

Entretanto fomos a Paris, os quatro e na praça que dá acesso à torre Eiffel comemos o famoso creme de chocolate. O chocolate era híper parecido com o da casa da tia Olívia… Porém, eu sofro de memoria de Dóris, o peixe desmemoriado do filme Nemo, da Disney. Ou seja, nunca andei a pesquisar que creme de chocolate era aquele.

Foi então que a Nutella apareceu na minha vida. Assim, sem aviso prévio. Na verdade não me recordo como aconteceu, mas não me admirava se a minha mãe, na falta de tulicreme no supermercado tenha pensado, olha isto faz o mesmo efeito… Não faz, porque a Nutella é o supra sumo de tudo o que são cremes de chocolate para barrar. Alias a minha amiga Milai fica feliz da vida quando o namorado lhe oferece um pote, para ela comer à colher. Sim, isto é verídico. A Milai, quando ouve a palavra Nutella, parece um Perdigueiro Português a farejar de onde vem. Milai, tu és única.

Ora bem, eu no entanto, adorando Nutella by Heart como dizem os americanos,  também adoro By Heart o creme de chocolate, seja mix chocolate branco e de leite, seja só o creme de chocolate e avelãs. Por isso, assim que o Lidl abriu próximo de minha casa imagina o que fui lá adquirir?!?! MUITO BEM, creme de avelãs.

Agora estou e dieta para a vida, mas um dia não são dias e no armário lá de casa existe sempre deste pecado, alternado com Nutella. As vezes dá-me uma cena indescritível e lá vou eu ao armário barrar o pão com creme de avelãs… Mas o pão é integral para o pecado não ser muito grande.

Este domingo deu-me uma dessas “cenas” e fiz, rolinhos de creme de chocolate com avelãs. Aqui fica a receita.

English Version

I remember very well the first time my mother took me to Lidl. Let’s see, I think I would have 8/9 years. At work, someone told my mother that the German supermarket chain was going to settle in the industrial area of ​​Ovar. The supermarket was a promise, because it was cheaper and bags were to be paid. So, my mother, who always had a good nose for supermarkets, took me, Marta and Aunt Lina and the five of us, went to see what was going on. What caught my attention was the shelves of runners that were lower than the regular one’s and there were a lot of things with chocolate. God, at this age I visualized a well-filled future with chocolate. After seeing everything, and my mother have caught all the boxes to reach in order to carry the groceries we got to the car, and while my mother and aunt Lina, were talking about prices, I only thought about coming home and taste the mousse we bought.

After all, the mousse was not that tasty and I couldn’t eat it.

Time passed, and my mother gave up to go to Lidl because it was too far. But aunt Olivia continued to go, and whenever we went to her house have tea, I would have sugar with coffee and milk and bread dipped into milk chocolate cream and white chocolate. It was a joy for me. My cousins, Claudia and Silvia, once decided to put half the sugar in my coffee, thinking I would be impressed with the feat … The truth is that I haven’t found it, and drank coffee with milk really sweet while ate chocolate cream into brad. Seeing it back, for some reason Marta was chubby and I had a huge belly.

Well the chocolate cream for a long time only existed at Aunt Olivia’s home, the maximum existing at my home was tulicreme, and I’ve never been much lover, so I took advantage whenever I went to Aunt Olivia’s.

Once the four of us, went to Paris, and at the square that gives access to the Eiffel Tower we ate the famous chocolate Crepe. The chocolate was amazing like the one at aunt Olivia’s house… But I suffer from memory like Doris at Nemo’s movie. So I’ve never walked researching that chocolate cream.

Then the Nutella appeared in my life. So without notice. In fact I do not remember how it happened, but I won’t be admired if my mother, in the absence of tulicreme at the supermarket thought, that either bringing Nutella or Tulicreme would do the same… It does not, because Nutella is the pinnacle of chocolate for bread. By the way, ​​Milai, my friend, reaches Nirvana State when her boyfriend gives her a pot to eat with a spoon. Yes, that is true. Milai, when hears the word Nutella, seems a Perdigueiro Portuguese sniffing out where it comes from. Milai, you are unique.

Well, I however, even worshiping Nutella by Heart as the Americans say, also love By Heart either chocolate cream mix is ​​white chocolate and milk chocolate, or only chocolate and hazelnut cream. So as soon as the Lidl opened near my house imagine what I went there to acquire?!?! VERY GOOD, hazelnut cream.

I am now on a continuous diet for life, but one day are not days and at home, always exists a pot of this sin, alternating with Nutella. Sometimes it gives me an indescribable thing and off I go to the place where the pot is maintained in security and spread the cream on the bread… But since the bread is not white one, the sin isn’t that huge.

This Sunday gave me one of those “things” and made of chocolate-hazelnut cream in a roll. Here’s the recipe.

ROLOS DE CHOCOLATE E AVELÃ

O que vais precisar?

  • 1 Pacote de massa filo/folhada
  • 150gr de manteiga derretida
  • 1 Pote de creme de chocolate e avelã

Como vais fazer?

  1. Liga o forno a 100º;
  2. Se fizeres com massa folhada, estende a massa corta em quadrados, coloca uma boa colher de creme de chocolate e avelã e embrulha como um rolinho;
  3. Se optares pela massa filo que foi o meu caso, estende a primeira folha besunta com manteiga, coloca outra folha e repete o processo, criando uma camada de três folhas;
  4. Divide a massa em quadrados, coloca uma colher de creme de chocolate e avelã e faz um rolo;
  5. Numa assadeira coloca uma folha de papel vegetal por baixo unta com manteiga, coloca os rolinhos unta-os com manteiga e leva ao forno;
  6. Retira assim que começar a alourar;
  7. Serve-os e podes comer frio ou quente. São tão viciantes… e têm de ser comidos com tantas mas tanta moderação!

WP_20150524_18_58_23_Pro

2 pensamentos sobre “Ui creme de chocolate e avelãs…

  1. É verdade, confesso que a Nutellinha mudou a minha vida…para o mal ou para o bem, conforme o ponto de vista da balança ou da roupa, respectivamente! :p É taaaaaaaaãoo bom 😀

Deixe uma Resposta

