Pão recheado… com manteiga barrado hmmmm

VERSÃO PORTUGUESA

Quantas vezes pensas em pão quente, acabado de cozer, barrado com manteiga???

Se existe coisa que me faz babar é o cheiro do pão quente.

Eu faço serviço de voluntariado, e não como nada daquilo que existe na cozinha. Contudo durante muitos anos, a minha função era ir buscar um saco de pão a uma das padarias locais. Eles costumam oferecer um saco de pão quente, e eu vinha aquele km a tentar concentrar-me na condução e não no cheiro que preenchia o carro. Depois de muita baba, vinha a parte dramática, abrir o pão, que escalda, e colocar queijo e fiambre ou manteiga… agora faz tudo sem comer nada enquanto as tua papilas gustativas estão a gritar ao teu cérebro: ‘COME COME COME’. Um sacrifício digno de matar Gulias, se bem que este gigante morreu por intermédio de uma pedra e uma fisga.

Pois bem, o pão com manteiga é memoria de infância. Quem tem uma infância barrada em pão quente com manteiga, só pode ser feliz quando a recordação vem à mente. Eu acho que é hábito/conluio da parte de avós, pais e tios oferecer assim que aparecemos, o pão barrado com manteiga.

A minha tia Lina, tinha sempre o café com leite e o pão com manteiga. Entretanto passou a ser pão simples e café com leite. Durante muitos anos acho que comi tanto pão com manteiga, que houve uma fase em que não queria mesmo comer. Com excepção, dos sábados de manha, em que ia a casa da minha tia Carmen e ela tinha sempre, pão a sair do forno a lenha. Eu trazia sempre e mal chegava a casa, barrava manteiga no pão e comia, como se de um manjar se tratasse. Os anos passaram-se e as possibilidades de ir a casa da minha tia ao sábado de manha também deixaram de existir. Ou seja, o pão com manteiga, deixou de aparecer no meu cardápio.

Porém, o Pedro apareceu na minha vida, não como amigo mas sim como namorado. Se há coisas que aprendemos com os namorados, são os hábitos. O do Pedro é comer manteiga com tudo, inclusivamente pão com manteiga e chouriço. Eu não o faço, nem pretendo fazer, contudo passei a adorar torradas com manteiga. Já não é tosta mista, como durante muito tempo foi, é pão torrado barrado com manteiga. Ainda por cima, descobri que os super-mercados, durante o meu adormecimento para o pão com manteiga, criaram a manteiga magra. Oh lá lá, que foram vocês fazer?!

Pois bem, em jeito de resposta à minha pergunta inicial: “Quantas vezes pensas em pão quente, acabado de cozer, barrado com manteiga???” Aqui fica a minha resposta: “sempre que a minha barriga dá horas, que passo por uma torradeira, uma padaria ou simplesmente por manteiga”

Hoje a receita é pão recheado, não com manteiga mas com muitas outras coisas.

ENGLISH VERSION

How many times do you think of warm bread, freshly baked, buttered ???

If there is something that makes me drool is the smell of warm bread.

I do voluntary service, and do not eat a thing that exists in the kitchen. However for many years, my job was to get a bag of bread at one off the local bakerys. They usually offer a bag of warm bread, and I was driving for a km trying to concentrate on the driving and not the smell that filled the car. After so much drooling, came the dramatic part, open the bread, hot, and put ham and cheese or butter … now, do everything without eating anything while your taste buds are screaming at your brain, ‘EAT EAT EAT’ . A sacrifice worthy to kill Gulias, although this giant’s dead was because of a stone and a slingshot.

Well, the bread and butter are childhood memory. Who has a childhood buttered in hot bread, can only be happy when the memory comes to mind. I think it’s either habit / stunt, grandparents, parents and uncles offer, when we appeared, bread buttered.

My aunt Lina, always had coffee with milk and bread with butter. However it became plain bread and coffee with milk. For many years I have eaten so much bread with butter, that there was a phase where I wasn’t able to eat it. Except, Saturday’s morning, when I went to my aunt’s Carmen house and she had always, bread out of the oven. I always carried a piece and barely reached the house, buttered the bread and ate, as if it were a delicacy. The years have passed and the possibilities of going to my aunt’s house on Saturday’s morning also left there. That is, the bread and butter, no longer appear on my menu.

However, Peter appeared in my life, not as a friend but as a boyfriend. If there are things we have learned with boyfriends, are habits. One of Peter’s habit is eating butter with everything, including bread buttered and chorizo. I do not do, or plan to do it, however I started to love buttered toast. It is not toasted sandwich as it was for long, it’s toasted bread buttered. Moreover, I found out that super markets, during my sleep for the bread and butter, created the low-fat butter. Oh la la, what are you doing ?!

Well, in response to the my original question: “How many times you think of warm bread, freshly baked, spread with butter ???” Here is my answer: “whenever my belly gives hours, I pass for a toaster, pass at a bakery or simply pass by butter”

Today’s recepy is related to bread, but without butter. Stuffed Bread.

 

PÃO RECHEADO

O que vais precisar?

  • 1 pão alentejano;
  • Queijo Mozarella fresco light;
  • Bacon, em pedacinhos;
  • cogumelos frescos, laminados;
  • 1/2 copo de vinho branco,
  • 1 colher de sopa de sopa de rabo de boi.

Como vais fazer?

  1. Liga o forno a 100º;
  2. Corta a parte de cima do pão alentejano e retira-lhe o máximo de miolo e reserva;
  3. Numa wook/frigideira, colocas o bacon e os cogumelos;
  4. Adiciona o vinho e a sopa de rabo de boi;
  5. Quando estiver a ganhar cor, retira do forno,e mistura o miolo do pão para ficar mais consistente;
  6. Enche o pão alentejano com o preparado;
  7. Corta o queijo em pedaços grosseiros e espalha pela zona de abertura do pão;
  8. Leva ao forno, com a cobertura que cortaste;
  9. Quando o queijo gratinar está pronto a retirar;
  10. Serve e delicia-te.

PS1: para uma versão individual eu costumo usar a receita do 24 kitchen

www.facebook.com/24kitchen.pt/photos/a.227431114009595.55001.226112514141455/782471758505525/?type=1&theater

 

Ps2: desculpa pelas fotos ratadas, mas eu não consegui resistir…

CAM00472 CAM00474

2 pensamentos sobre “Pão recheado… com manteiga barrado hmmmm

  1. Ainda gostava de saber porque usas tanto o rabo do boi….. e ainda mais de saber como se diz em alemão looolooolooo. Não existe isso cá :(….. tristeza de povo!!!!!
    Tem um excelente aspecto!

Deixe uma Resposta

