E tu tens um Arsénio?!

Para começar, antes de qualquer história que me leve às minhas tortas de chocolate, quero aqui descobrir um dos problemas da minha família. Nós temos vários Arsénios. O que é um Arsénio? Um Arsénio, é um pai extremamente preocupado e presente, que quer ir às consultas médicas com as filhas, contudo não sabe respeitar horas. É um marido extremoso, que quer acompanhar a esposa nas lides familiares, mas perde-se a jogar solitário e chega sempre 20 minutos depois do combinado. É aquele amigo a quem nós dizemos, o jantar é às 8 e ele vais chegar às 9, e sempre com aquele ar de quem sempre esteve presente. Tu é que não lhe disseste a hora correctamente. Resumidamente, esta pessoa é o meu pai. Para mal dos meus muitos pecados, herdei um bocadinho deste defeito e graças a isso o Pedro passa a vida a perguntar se eu não sei ver horas…

Na segunda, dia 10, fui visitar a minha endócrinologista. Eu vou lá com medo de mim mesma, sempre a achar que estou mais rechonchuda e vou levar uma descompustura. Por isso mesmo, dois dias antes, pelo menos, restrinjo-me de tudo… Contudo esta semana tal foi impensável. Houve uma festa de família, e parecia mal eu não experimentar os trabalhos culinários das minhas primas… ou seja andava sobressaltada. Se tudo isso não fosse suficiente para me fazer sentir a gordinha do pedaço, eis que chega ao dia da consulta e o meu pai decide que está na hora de ser Arsénio… Em suma, devíamos ter chegado à clínica com tempo, para eu não entrar em stress e só pensar em chocolate, e o que decide o meu pai fazer? sair de casa, 30m depois do combinado… já estava eu quase a chegar ao Porto a pé quando o meu pai apareceu com o ar de Arsénio:”Ah eu pensei que a consulta fosse às 10.30″. Fomos a correr como loucos, para conseguir não atrasar consultas, pelo caminho eu vesti-me de elefante trombeta. Ou seja, sentia-me a gordinha do pedaço e de cara fechada… Pronto é assim, os elefantes apesar de serem gordinhos e trombudos, são lindos… O mesmo não se podia dizer de mim, que para piorar trazia o cabelo cheio de electricidade estática…

Finalmente cheguei à sala de espera pela consulta, eu rezei a todos os santos que conheço (e são muitos, porque a minha educação é cristã) para que a Doutora Sara não estivesse atrasada. Quando olhei para o placard, devo ter ficado com pior aspecto do que o que já tinha porque o meu pai disse:” Viste, tínhamos taaaaanto tempo. Não sei o porquê dessa cara” (eu digo-te o porquê, quase me sentia um boneco anime de tão irritada). Finalmente, a menina da secretaria chamou-me, lá vamos nós, eu e o meu pai em direcção à consulta. No curto espaço de tempo que une o gabinete de espera ao consultório eu pensei; “para que trouxeste o pai? ele vai dizer o que diz desde a primeira consulta, que tens de perder mais uns quilos, que a dieta que tu fazes não é a mais correcta, que tens de correr e caminhar mais. Que a sopa é a solução para tudo.”. Ainda neste espaço e já a 2 passos do gabinete o meu cérebro ressaltou e disse-me:”Angélica ele vai ficar extremamente feliz por saber que és uma moça mais saudável, ainda que não o demonstre”. Nesta altura a Doutora Sara estava a dizer que eu estou lindíssima, magríssima com óptimo aspecto, eu abri um mega sorriso de um misto de nervoso com alegria e lá começou o meu pai:”Pois está doutora, mas esta dieta…”. Eu acabei por desligar e concentrei todas as energias positivas no momento, Angélica+balança. Disse à médica que tinha de descontar peso porque eu estava carregada de roupa (fato verdadeiro visto estarem 10º na rua), e que tínhamos de descontar as minhas botas de salto ( de 1.5cm). Ela teve um ataque de riso, deixou-me descalçar e pesou-me.

Vamos parar um bocadinho. Sabes aquele programa da televisão o peso certo? Sabes o momento da pesagem? por norma a essa hora eu estou sentada no sofá, a comer alguma coisa que mais dia menos dia me vai oferecer uma afta, e olho para os gordinhos e penso:” é que não queria mesmo nada estar na tua pele” ou “Fogo, que nervosismo”. O mais engraçado é, agora sou eu à procura do peso certo e a Doutora Sara é a apresentadora do programa. O meu pai faz o papel de espectador expectante e ao mesmo tempo de treinador, sim porque não há pessoa que me diga mais vezes:”não comas isso que te faz mal”. Pronto há, é o Pedro, mas ele nunca pode ir ás consultas e por isso cabe ao meu pai fazer os dois papeis sozinho. O de espectador e treinador.

Então ela pesou-me. LOUCURA!!! Tinha perdido mais 3kg. Eu respirei, mas já depois de sair da balança, de contrário ainda havia uma qualquer oscilação nos gramas e o caldo estava entornado. A médica deu os parabéns, o meu pai… o meu pai ranhosou, porque esta dieta não é o que ele entende como dieta… De notar, que a médica é endócrinologista e o meu pai construtor… contudo até ele encheu o peito de orgulho. Foi tão bom. Entretanto vieram más noticias:” Angélica pelo menos mais 3kg tens de perder”. O meu pai achava que eram 10kg, ao menos aqui a Doutora deu-lhe o ar reprovador.

Viemos embora, eu vinha satisfeita, um bocado desolada por ter de continuar a dietar mas satisfeita. Fomos tomar café, e o meu pai que até ao momento só disse coisas como:”Ainda tens muito trabalho pela frente” e “Não podes desistir”, disse:”traz uma coisa boa para comermos”. Sim, este meu pai é um tentador. O problema é que eu sou de tentações e comprei um croissant para os dois, metade para cada um. Disse a mim mesma: “logo vais ao Zumba e isto desfaz-se”. Foi só para festejar…

Contei à minha mãe a boa nova, que não ficou nada satisfeita porque segundo ela já estou muito magrinha. Contei ao Pedro, que por seu turno também achou um exagero e diz que um dia destes sou um esqueleto… que fofo. Foi um dia em cheio, tudo estava direccionado para a aula de zumba, que ia acalmar o meu dia de stress… Contudo abateu-se uma intempérie e no sofá da sala estava um cobertor a cantar a musica:”Angieeee anda até mim ronronar”. Viste, mais uma tentação. EU CEDI. Senti-me como o Ulisses entre as sereias… mas ele safou-se, eu deixei-me levar pelo canto do sofá. Liguei a televisão… Pimba, Prato do dia com a Filipa Gomes… Sobremesa, torta de Azeitão. BABEI. Os meus ultimos 3 kg perdidos estavam ali a olhar para mim e a cantar:”Recuperaaaa-ossss”… O que foi que eu fiz?! Pensei na receita para hoje… Torta de Angélica. que tem a base da torta de Azeitão, mas o recheio que chama por mim… NUTELLA….

Isto foi tudo, tudo devido ao Arsénio cá de casa. Ele atrasou-se eu perdi a cabeça… Bolas… Agora tenho de perder os 3kg que faltam e ao mesmo tempo olhar para a torta… Angélica, Angélica um dia destes a Doutora Sara descobre este espaço e tem um principio de AVC….

TORTA DE ANGÉLICA (baseada em http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/torta-de-azeitao)

O que vais precisar?

  • 10 ovos;
  • 180gr de açucar
  • 50gr de amido de milho, também conhecido por farinha maizena;
  • Nutella qb.

Como vais fazer?

  1. Forra uma forma com papel vegetal e unta com margarina;
  2. Separa as gemas das claras e bate as gemas com o açúcar;
  3. Adiciona ao preparado anterior, amido de milho peneirado. Mistura com uma colher de pau;
  4. Bate as claras em castelo, têm de ficar bem espessas;
  5. Mistura os dois preparados com auxilio de uma colher de pau e verte para o tabuleiro;
  6. Liga o forno nos 150º e deixa aquecer. Enquanto isto, a massa vai repousar e perder algum volume. Quando o forno estiver quente coloca-lhe a massa e deixa cozer por 15/20minutos;
  7. Retira do forno a massa, deixa arrefecer e vira para uma folha de papel vegetal;
  8. Barra o lado que tens para cima com nutella, ou creme de chocolate;
  9. Enrola e deixa ficar 1/2 minutos;
  10. Retira o papel vegetal, e corta o rolo em partes iguais, a mim deu para três tortinhas;
  11. Polvilha com açúcar em pó e serve…

WP_20141112_15_09_44_Pro WP_20141112_15_10_00_Pro WP_20141112_15_10_35_Pro WP_20141112_15_10_52_Pro

PS: Voltei a esquecer-me que tenho o caminhada de três kg pela frente….

Um pensamento sobre “E tu tens um Arsénio?!

Deixe uma Resposta

