Parabéns e profiteroles!

Sim já sei, estou com uns dias de atrasos nas minhas actualizações… Mas como sempre, tudo tem uma justificação. Eu chamo-lhe a ocupação de uma desocupada. Vejamos, não é que eu seja desocupada, é só que os meus dias dependem muitos daquilo que aparece para fazer. Acontece que esta foi daquelas semanas em que eu consegui ocupar todos os dias. Tendo culminado no monumental aniversário do meu progenitor e pai. Sim porque existe uma diferença entre progenitor e pai. Segundo a minha mãe eu não nego à firma, segundo eu, tenho um mega pai!

Pois bem, entre um domingo de festa (não só de senhora d’Ajuda mas também porque o Pedro terminou o curso), uma ida até Fátima com piquenique (onde descobrimos que alguém consegue pagar uma maquia de 240€ por frango de churrasco e batatas fritas), um dia de curso de culinária onde aprendi a fazer massa de piza (estou histérica para poder pôr em prática a receita), chego a sexta-feira. Dia de Sopas, ou seja voluntariado para os mais desfavorecidos, contudo esta semana não fui porque o mais velho homem da minha vida festejou o seu aniversário. Verdade seja dita, dia 26 de Setembro não é o dia de aniversário do meu pai, é o dia em que ele foi registado… Tu pensas: “e então? Não é assim que é o normal?”. Eu respondo:” Não, não é assim. Ou melhor é assim agora. Contudo, há uns anos atrás, o atraso na hora de registar o bebé implicava uma multa, assim como o registo implica um pagamento. Pois bem, os meus avós eram extremamente pobres, e não tinham como pagar o registo do meu pai, então quando arranjaram dinheiro, já tinha passado algum tempo, de tal forma que o meu pai já comia pão quando foi registado. Parece que os meus avós conseguiram enganar o senhor do registo e acabaram por não pagar multa nenhuma. Tendo tudo isto acontecido, no dia 26 de Setembro de 1952.

Os anos passaram e nunca se soube o verdadeiro dia de nascimento do meu pai. Por isso, desde que me conheço por gente, o dia dele é o dia 26 de Setembro.

O meu pai é daqueles homens que não dão valor nenhum ao seu aniversário, durante os restantes 365/364 dias. Ou seja, se for esquecido nesse dia, ele deprime… Um ano testamo-lo… Precisamente no ano em que ele comemorou 50 anos, fizemos uma festa surpresa e combinamos que ninguém lhe podia dar os parabéns… Quando chegamos ao restaurante toda a família e amigos estavam presentes, ele ficou em estado de choquedo. Foi incrível.

Andando uns anos à frente, mais precisamente 10, ano em que o meu pai fez 60 anos. Calhou na época de férias dos meus pais, ou seja na semana de aniversário do meu pai, eles estariam em Barcelona… Foi então que eu, a Marta e a Andreia, perdemos a cabeça, metemo-nos num avião e fomos cantar os parabéns ao meu pai ao vivo. Tudo sem ele sequer imaginar. Foi incrível, ver o sentimento de um homem tão alfa, à flor da pele. Todas as meninas dele por perto. O bolo de aniversário dele, foi um queque que compramos numa pastelaria. Ele estava tão incrivelmente feliz que quando nos deixou no metro para nós voltarmos a casa, deu-nos um abraço tão forte que nós acabamos as três no metro de lágrimas a bailar… Que gajas tão sentimentalistas.

Este ano escondemos a chegada da Andreia… Agora que olho para este texto penso: “Estamos a mal habituar o pai desta família. Pró ano não podemos fazer nada de surpresas…De contrário não saberemos o que fazer nos 70”… Enfim, continuando. Este ano escondemos a chegada da Andreia, foi difícil porque eu quase me descaí… Mas conseguimos, quando ele viu a “filha” até os olhos se riram.

Fizemos um almoço em família e um jantar em família. Contudo a tensão maior decorreu no jantar. O meu pai (benfiquista) entre o Pedro (portista) e o João (sportinguista). De fundo decorria o dérbi… Eu acho que ele estava contente não só por ter as meninas dele, como ter os dois rivais futebolistas tão próximos, a festejar o seu aniversário em noite de dérbi. Correu tudo bem, e o resultado que o meu pai tanto torcia aconteceu, empate. No fim tiramos a selfie de comemoração. Tudo pensado pela Andreia, que por seu turno se juntou à minha mãe e à Marta para fazerem a pose… Que três!

Enfim, a semana começou com festa e um bolo meu. No meio houve viagem e pão feito por mim, com receita aprendida nas aulas de culinária. Ora aniversário do pai, tinha de ter bolo de Gecla, e houve. Na verdade houve dois, um para o almoço e outro para o jantar. O do almoço foi um pão-de-ló recheado de maracujá e coberto com chocolate. Já o do jantar, foi profiteroles, uma pequena pirâmide de profiteroles. Já não fazia a receita há imenso tempo, mas correu bem. Por isso, vou dar-te a receita dos profiteroles para experimentares em casa. Não dá trabalho, testa é a paciência!

Quanto aos últimos acontecimentos tenho a dizer:

  • Parabéns Pedro pelo teu trabalho ter sido recompensado;

InstagramCapture_90ce73c6-70b6-400c-bf83-e1e33e9f0db0

  • Parabéns pai, por seres sem dúvida o melhor do mundo, e por te estares a aguentar tão bem para um dia… quando chegarem os netos!

IMG_0718

BOLO DE PROFITEROLES

O que vais precisar?

Profiteroles (receita do livro 1001 cupcakes, biscoitos e outras tentações, edição Parragon Books Ltd 2009 (obrigada Patrícia!))

  • 70gr de margarina;
  • 200ml de água;
  • 100gr de farinha simples;
  • 3 Ovos ligeiramente batidos.

Molho de Chocolate (receita do livro 1001 cupcakes, biscoitos e outras tentações, edição Parragon Books Ltd 2009 (obrigada Patrícia!))

  • 125g de chocolate negro;
  • 35g de manteiga;
  • 6 Colheres de sopa de água;
  • 2 Colheres de sopa de açúcar em pó peneirado (adição minha).

Recheio (eu comprei o meu, mas podes ser tu a fazer. Vou dizer como fiz com os meus)

  • Doce de ovos;
  • Doce de maracujá;
  • Doce de morango.

Como vais fazer?

   Profiteroles

  1. Unta um tabuleiro de forno e liga o forno a 150º;
  2. Coloca a manteiga e a água ao lume, num fervedor;
  3. Assim que a manteiga estiver derretida, retira do lume;
  4. Adiciona a farinha e mexe freneticamente com uma colher de pau, até a massa descolar das paredes do fervedor;
  5. Passa farinha no tabuleiro;
  6. Adiciona os ovos à massa e com uma batedeira mexe tudo;
  7. Coloca a massa num saco de pasteleiro, com um bico simples;
  8. Faz bolinhas de dimensão de metade uma bola de golfe;
  9. Salpica o tabuleiro com água;
  10. Leva ao forno até as bolinhas começarem a ficar acastanhadas;
  11. Retira-as do forno, e pica cada uma para libertar o vapor;
  12. Está na hora de rechar;

  Recheio

  1. Coloca doce de ovos num saco de pasteleiro;
  2. Coloca doce de maracujá noutro saco de pasteleiro;
  3. Coloca doce de morango, noutro saco de pasteleiro;
  4. Neste não coloques bico, a pressão do recheio contra a bolinha permite a abertura de um buraco para o recheio;
  5. Enche a profiterole com o sabor que quiseres. Eu usei mesmo os três e depois misturei, assim ninguém sabe que sabor vem;

  Molho de chocolate

  1. Coloca o chocolate, a manteiga e água numa tigela em banho-maria;
  2. Quando todos estiverem derretidos envolve bem e adiciona o açúcar, mexe até se tornar um liquido homogéneo.

  Montagem!!

  1. Num prato de bolo coloca um circulo cheio de bolinhas, e rega com chocolate;
  2. faz uma segunda camada de bolinhas com um diâmetro inferior, rega com chocolate;
  3. Repete este processo até só te sobrar uma para o topo!

IMG_0714

603366_10200279252729088_1512932646_nWP_20140926_16_52_08_Pro

3 pensamentos sobre “Parabéns e profiteroles!

  1. ai meu Deus foi um dia para não esquecer ao almoço um bolo ao jantar outro o que vale é que nós comemos uma fatia cada um e deixamos o resto nos restaurantes estavam uma delicia mas eu sou suspeita

  2. Lembro-me tao bem dos 50 anos do cenisesss! Tao emocionado q ele ficou qd entrou na quinta!
    QUanto aos bolos… ai senhores….. haja coragem para os ver em foto a 2000km d distancia e n os poder comer.
    Ah… parabens ao Pedro pela recompensa do esforço d tantos anos! q td lhe corra mt bem

Deixe uma Resposta

