Quando o calor te traz marmelada!!!

Chegou aquela altura do ano em que as arvores brotam frutos. Vá este ano com algum atraso porque o clima anda tresloucado, mas não importa. Finalmente começaram a chegar cá a casa os frutos tão doces e típicos do mês de agosto, figos e marmelos. Dos figos o pouco que posso dizer está relacionado com o fascínio do meu pai, da minha mãe e da tia Lina, que não é minha já que eu a partilho com toda a gente. Estes três elementos fulcrais na minha vida, para alem do fascínio por figos e o amor que nutrem por mim, são diabéticos. Um deles é inclusivamente insulina-dependente. Não vou nomear quem é, dou só a pista que é o elemento que não é só meu mas do mundo. Pois bem estes três adoram figos. Contudo, existe algo que eles gostam mais do que figos, chama-se marmelada e geleia. De tal forma que rapidamente foi introduzida na minha cultura, a sobremesa Romeu e Julieta. O meu pai comia com muita frequência e depois ganhou juízo.

Só  à parte, eu tenho um primo que não conhece mais nenhum tipo de sobremesa, somente Romeu e Julieta. Bruno, estamos contigo, mas o mundo é vasto em coisas novas… e que tal profiteroles ou mousse de chocolate???

Pois bem, voltando à marmelada e geleia, todos são fãs. Principalmente quando é caseira. Para nossa sorte nesta altura, aparecem sempre muitos cestos de marmelos ca em casa… seja porque a tia Lina marralhou na feira, ou porque um amigo aleatório dos meus pais tem um marmeleiro e decidiu abençoar-nos com a sua dádiva. Até ao corrente ano eu fui só menina de cheirar o vapor dos cozinhados de marmelada e geleia. Vá, dava para provar. Além disso, sempre que faço um rolo recheio com geleia, porque quando não o faço, tanto o meu pai como a minha mae, como a tia Lina verbalizam o seguinte:’ tá bom, mas para a próxima recheia com geleia’… e acabo a fazer isso mesmo. Contudo, este ano fui eu quem fez as conservas cá de casa!!! Vá, não fiz bem bem sozinha. Primeiro, porque os marmelos apareceram descascados, e tanto eu como as minhas unhas agradecemos. Segundo, porque a minha mãe funcionou praticamente como um GPS atualizado e foi-me dando as indicações acertadas para eu não acabar a estragar 10kg de marmelos… de qualquer forma, devo dizer que foi um trabalho árduo. Estar na cozinha, a mexer os panelões, sempre preocupada com as consistências, tonalidades e cheiro… foi tão desgastante. De tal forma, que nesse dia acabei por ir até à praia descomprimir. Atividade que este ano, apesar da chegada dos marmelos, se está a tornar cada vez mais escassa por causa do tempo temperamental.

Em resumo, hoje trago a receita de marmelada e geleia da minha mãe. Ah aposto que pensavas que te ia dar a famosa receita do Romeu e Julieta… pronto, eu dou. Tudo em prol do facto de teres alguém na família que suspira pela combinação agridoce desta sobremesa… que não passa de uma fatia de queijo limiano, grossa, e uma fatia de marmelada, igualmente grossa… é verdade o meu pai adora… quanto ao meu primo Bruno, não vou comentar, a relação dele com esta sobremesa é parecida com a relação do Romeu e da Julieta, todos são contra mas eles amam-se.

Quanto aos meus três diabéticos, tenho a dizer que passo a vida a esconder a geleia e a marmelada… mas eles farejam… é como se o açúcar lhes estivesse no sangue… espera eu sei, está.

MARMELADA

O que vais precisar?

  • 2kg de marmelos descascados (reservas as cascas);
  • 1,750kg de açúcar.

Como vais fazer?

  1. Começas por retirar os caroços aos marmelos. Junta as cascas e os caroços e reserva, com eles vais fazer a geleia;
  2. Cozes os marmelos em agua;
  3. Côa-se o liquido e passa-se com a marinha mágica;
  4. Adicionas o açúcar ao marmelo cozido e levas ao lume. Com uma colher de pau vai mexendo a marmelada ate engrossar;
  5. Deixa arrefecer e um bocado e divide por recipiente de conserva.

WP_20140820_13_01_20_Pro

GELEIA

O que vais precisar?

  •  cascas e caroços dos 2kg de marmelos;
  • Açúcar q.b.

Como vais fazer?

  1. Cozes em água as cascas e caroços. Coze muito bem;
  2. Coa o liquido e reserva;
  3. Pesa o liquido e adiciona a mesma quantidade de açúcar. Por exemplo, 1litro de liquido 1kg de açúcar;
  4. Leva novamente ao lume e vai mexendo até ficar com um tom avermelhado;
  5. Divide por recipientes de conserva e tens geleia todo o ano.

WP_20140820_13_02_24_Pro

Um pensamento sobre “Quando o calor te traz marmelada!!!

Deixe uma Resposta

