Favores em cadeia!

Sim , sim, tens toda a razão. Eu ando mesmo desaparecida… As razões são muitas, mas nenhuma que justifique um afastamento tão brutal. Não é hoje que te vou contar o porque de andar assim meio que afastada, até porque a informação valiosíssima que te trago hoje não combina com o facto de eu andar desaparecida. Combina sim com um dos meus últimos acontecimentos vividos.

Pois bem, ainda que o verão esteja ridiculamente tímido, eu voltei a fazer as minhas caminhadas. Eu e o meu companheiro de jornadas, o Leo. Sim, porque o Rui acha que as minhas caminhadas são o meu momento de introspecção e não um momento de exercício físico. Ainda bem que o Leo não me deixa sozinha, senão era quase um marasmo. Enfim, voltando ao que quero contar. Voltei então ás minhas caminhadas aceleradas, todos os dias lá vai a Angie esplanada fora meia sozinha, mas não vai levar o almoço à avozinha. Todos os dias são parecidos, à excepção da minha tonalidade que de dia para dia se torna mais veraneia. Contudo no sábado passado, tudo o que devia ter corrido conforme o plano, não correu… Segundo o Rui estas coisas acontecem-me porque eu sou uma cabeça no ar, segundo a minha mãe, é o meu anjinho da guarda que tanto dorme e quando acorda faz coisas de jeito. Isto porém agora não vem ao caso. Vem sim ao caso que durante a minha estafante caminhada perdi o meu telemóvel… Sendo que só dei pela falta dele quando precisei de ligar à minha mãe… Sim isto aconteceu. Tudo começou quando durante a minha caminhada me lembrei de ligar a um amigo para saber se estava tudo bem com ele, ele não atendeu eu coloquei o telemóvel no bolso e segui caminho. Acontece que provavelmente não o meti no bolso, mas segui mesmo caminho. Às tantas, mais precisamente 30m depois, meti a mão ao bolso e telemóvel nada. Paniquei… Com o outro telemóvel ligo para a minha irmã em pânico para me bloquear o cartão e ligo para a minha mãe a avisar o que está a acontecer. No entretanto, uma alma com princípios, ao passar pelo sitio onde aconteceu o crime, ouviu o meu telemóvel a tocar e muito prontamente ligou de volta para o numero. O numero era o da minha mãe. Ou seja, a minha mãe falou com a pessoa que, teve um sentido de responsabilidade moral acima da média, e decidiu que o telemóvel fazia muito mais falta ao dono do que a si. Tudo seria incrível se fosse só assim. Acontece que comigo, nada decorre com a normalidade pretendida… Ou seja, eu descubro que estou sem telemóvel, começo a andar no sentido oposto à procura dele, o Leo que estava prestes a ter uma paragem cardíaca não me consegue acompanhar porque está estafado. Eu começo a chamá-lo e a assobiar por ele e ele não consegue perceber que tem de andar, vou buscá-lo meto-lhe a trela e ele começa a abafar ainda mais. Eu pego no Leo e sempre a correr para me encontrar com a alma que encontrou o telemóvel e liga a minha irmã que me quer contar que também ela falou com o salvador do meu telemóvel. Eu e o Leo de língua de fora. As pessoas a olharem para mim e a perguntar-se se o melhor não é chamar uma ambulância… Enfim o drama. Para piorar a única coisa que me passa pela mente é: “Então e as mensagens que eu guardei do Rui? nunca mais as vou ver?”. Podia ter pensado no contactos que perdia, mas a falta de oxigénio só me fez pensar nas mensagens do Rui…

Pronto, foi então que consegui chegar ao pé do rapaz que encontrou o meu telemóvel, e o Leo encontrou energia de super herói para correr feito doido… O meu cérebro no momento estava com tal falta de oxigénio, que para alem de eu estar com ar de quem acabou de fazer a maratona, mal conseguia proferir uma palavra… mas consegui e disse:” muito obrigada, toda a sorte e felicidade do mundo. Obrigada mesmo por mo ter dado, tenho a minha vidinha neste telemóvel.”. Então aí eu respirei… Coloquei-me direita e disse à minha mãe: “vamos embora”. Entrei no carro e diz a minha mãe: “como se chamava o rapaz?” e eu respondo:” não faço a mais pequena ideia”. Em suma, mesmo que eu queira colocar um anuncio de agradecimento no jornal da Arrifana, não dá porque não sei o nome dele. Arrifana porque é a localidade dele. Enfim eu volto a agradecer aqui, pode ser que tenhamos conhecidos em comum que lhe possam mostrar isto. O brigada mesmo por teres decidido entregar-me o telemóvel com as mensagens guardadas do Rui.

Pois bem, imbuída deste espírito de favores em cadeia, eu decidi que hoje não vou dar uma receitas, mas vou dar as dicas que a minha mãe e a tia Lina me foram ensinando ao longo destes 26 anos de vida! Perdi mesmo mesmo a cabeça e vou partilhar 10 dicas fundamentais. Eu testei-as todas e funcionam.

10 DICAS DA MÃE E DA TIA

  1. Lava a fruta só na hora de comer, assim conserva-se inteira por mais tempo;
  2. Para afastar moscas de dentro de casa, coloca meio limão com 5 cravinhos da índia espetados, dentro do espaço;
  3. Para afastar as moscas de um espaço aberto, coloca sacos de plástico cheio de água pendurados;
  4. Para acabar com o cheiro a fritos, queima um pau de incenso ou então coloca a ferver sumo de limão, laranja ou tangerina, junto com as cascas, um pau de canela e cravinho. Depois de levantar fervura, desliga e deixa o cheiro entranhar-se pela cozinha;
  5. Mesmo que não sejas crente, faz o sinal da cruz por cima de uma massa acabada de amassar, seja pão, base de piza ou regueifa doce. Isto vai ajudar a crescer a massa e deixa-la mais fofa. Resulta mesmo!
  6. Coloca sal grosso na água onde estão as batatas para fritar. Dão melhor paladar;
  7. Quando fizeres uma nódoa de gordura, coloca directamente liquido da louça por diluir e deixa repousar. Depois vai à maquina e sai;
  8. Para acabar com a tosse, faz xarope de cenoura e açúcar amarelo. Colocas num frasco cenoura à rodela com açúcar amarelo e deixa repousar por 24h. Depois toma uma colher;
  9. Para acabar com o cheiro da comida nas mão, lava as mãos passando-as pela lamina de uma faca de alumínio,
  10. Quando o almoço ou jantar for muito pomposo ou pesado, bebe um chá quente de hortelã, gengibre e canela, não há melhor para a digestão.

 

2 pensamentos sobre “Favores em cadeia!

Deixe uma Resposta

