Sangria de S. Pedro

De hoje a um mês vou estar provavelmente com uma mega enxaqueca. Bem disposta, contente, rabugenta e com enxaquecas. Tu perguntas-te:” Ah e tal porque vais estar com esse mix de sentimentos?” e eu respondo:”Santos Populares”.

Eu sou uma acérrima fã do mês de Junho, do cheiro a sardinha, que na verdade me traz um bifinho de peru grelhado. As saladas de pimento, as musicas populares, as marchas. Tudo, é uma festa. Eu vivo este mês com tanta intensidade que este ano já ando com a minha mãe a preparar a nossa garagem para a mega sardinhada de S. Pedro.

Pois bem, em Lisboa vibra-se com o Santo António, eu vibro com os casamentos de Santo António e com as marchas. No porto vive-se o S. João. O S. João é tão rapioqueiro, tanta gente na rua, tanta musica entre Porto e Gaia, o cheiro das sardinhadas e da cerveja ressequida (esta parte remonta-me à queima e isso é outro assunto). Porém na minha cidade, à beira mar plantada, vive-se intensamente o S. Pedro. Em minha casa, fazemos uma sardinhada, com tudo a que se tem direito, até a sobremesas da Angie Clouds, ah e o fadinho que o meu pai não consegue parar de pedir até eu ceder. Depois vamos ver o fogo, os meus amigos que não podem vir à sardinhada vêm às sobremesas. Tão bom, tanta alegria, tanta música da rádio festival. Eu fico numa excitação tal que pareço uma menina. O meu namorado passa a vida a a suspirar que já não me pode ouvir falar da festa. Ele não gosta muito da confusão, mas como sabe que eu adoro, esforça-se para me acompanhar.

Enfim, isto vem tudo a propósito de hoje estar no carro quando começou uma musica muito engraçada da Amália, “Sr. extraterrestre”. Não sei porquê, mas a musica não me sai da cabeça e é típica de santos populares, por isso enquanto a musica tocava pensei que poderia dedicar um post, a uma coisa muito típica das sardinhadas de cá de casa, a Sangria! Eu sou alérgica ao álcool, tão alérgica que me torno um zombie quando bebo álcool, contudo, arranjei uma imagem de marca que por acaso tem álcool. A Sangria da Angie Clouds. Sempre que há festas cá em casa ou entre amigos a Sangria não pode faltar.  Por isso vou dar-te a receita e como elemento de fundo, para entrares já no ambiente dos Santos Populares, vou deixar o extraterrestre da Amália e uma das musicas portuguesas mais famosas no que toca a santos populares.

SANGRIA BY ANGIE CLOUDS

O que vais precisar?

  • 1 garrafa de espumante rosé
  • meia garrafa de gasosa
  • meia garrafa de sumo de laranja
  • 2 cervejas
  • Fruta variada
  • Açúcar q.b.
  • 1 pau de canela
  • Folhas de hortelã fresca
  • Gelo

Como vais fazer?

  1. Corta a fruta em cubo. Lava bem a fruta e não tires a casca;
  2. Numa vasilha coloca os líquidos todos, a fruta cortada, o gelo o pau de canela e as folhas de hortelã;
  3. Adiciona o açúcar a gosto. o ideal é ires provando. Mas não proves na medida copo, prova na medida colher, de contrário pode dar-se que quando estiver bom de açúcar não está bom de quantidade de bebida.

Bebe, canta e dança. O santos estão aí à porta e são incríveis!!!

Imagemhttps://www.youtube.com/watch?v=RbNdD8CFTYg

 

Ps: lembrei-me agora mesmo, o Miguel Araújo no seu novo CD também tem uma musica muito boa, chama-se Romaria das festas de Santa Eufémia. Descreve muito bem a loucura dos Santos populares!!

Um pensamento sobre “Sangria de S. Pedro

Deixe uma Resposta

