Parabens a Angie Clouds!!

Parabéns a vocês nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida!!!

Assim começa a normal canção de parabéns portuguesa, ok, a minha família faz variações mas a verdade é que não passa de uma variante baseada no programa parabens do Herman José. Contudo não é disso que quero falar, quero falar sim do aniversário deste blog. Verdade, verdadinha, hoje o Angie Clouds Disappear faz 1 ano. IUPIIII. Oh estou delirante com este dia, por vários motivos, primeiro porque criei o blog sem contar a ninguém, com excepção da Mafalda que me deu ajuda no layout. Depois porque ao fim de um ano chego à conclusão que este blog teve 2500 visitas, quando eu achei que ao fim de 100 visitas já ninguém queria aturar a minha mente. Por ultimo, porque nunca pensei que me desse tanto prazer alguém vir ter comigo só para me dizer, experimentei aquela receita e foi um sucesso, ou, li a tua história e ri-me de verdade. Ou seja, sensação de quentinho no coração. Por tudo isto, obrigado a todos vocês que cá vêm, eu sei que só estou a escrever na 6º língua mais falada do mundo, mas mesmo assim, espero que todos usem os tradutor e possam cá vir, nem que seja só de passagem. Às vezes somos abraçados da forma mais simples!

Então voltando ao que quero contar, no outro dia estava eu a fazer zapping e encontrei no 24kitchen, o programa da Rachel Khoo, basicamente ela é britânica e está em paris a cozinhar as delicias locais, durante o dia aprende e à noite abre a sala de casa dela e estranhos vão até lá jantar. Bem, eu pensei, que demais, que ideia incrível. Um dia gostava de experimentar isto. Acontece que esse dia chegou, não foi com estranhos, porque eu ainda divido a casa com um pequeno batalhão, mas foi com amigos de longa data. A intenção desta experiência foi precisamente festejar o primeiro aniversário do Angie Clouds. Convidei 8 amigos, cozinhei para eles e no fim eles pagavam um valor referente somente aos ingredientes utilizados. O jantar, do meu ponto de vista foi incrível, inicialmente era para fazer tudo sozinha, mas como a Andreia também foi convidada, acabei por usar, abusar e talvez escravizar a minha irmã adoptada.

Durante a semana listei todos os ingredientes necessários, pensei em todos os elementos a comer e beber claro, e finalmente meti mãos à obra. Soube-me muito muito bem ter a cozinha dos meus pais cheia, foi mesmo o festejo de um aniversário. Tive, porém pena de ter de restringir os convidados a somente 8, mas para o ano penso numa forma que dê para mais pessoas.

Então, o Menu. Este era composto por um Hambúrguer by Angie Clouds, e de sobremesa Morango com chocolate. Esta ultima é a receita que hoje vou partilhar. Fiz de bebidas, limonada e sangria, mas como não queria que faltasse nada, acabei por também incluir outras bebidas de compra rápida.

O jantar começou ás 21.30, e às 24h estávamos todos à mesa a rir e a ver fotografias da adolescência. Tudo porque o João Paulo pediu. Do meu ponto de vista o jantar correu sem percalços, e foi um óptimo festejo.

Como em todas as festas, não faltaram as fotos de praxes, vá, faltam algumas porque os meus fotógrafos contratados estavam bem mais interessados em comer do que fotografar, por isso, não há fotos de parte da receita que vou apresentar hoje… há fotos de pratos já lambuzados… não me orgulho dessa falha, mas também não me vou martirizar, eu prometo que assim que repetir a receita, posto aqui!

Vou agora deixar as fotos do jantar e de seguida dar a receita da sobremesa. Esta sobremesa não é difícil, mas juro que é insólita e só contei o ingrediente surpresa no fim. Tenho para mim que se conta-se logo ninguém comia…

image_6

 

IMG_0479

 

fotografia

 

fotografia(1)

IMG_0478

IMG_0477

 

IMG_0482

 

Quanto à receita que trago hoje, aqui vai toda a informação.

Esta receita divide-se em duas partes, a parte I que é um gelado de morango e a parte II que se trata de brownies de chocolate. No fim existe a parte três que foi a forma que eu encontrei de servir a sobremesa!

MORANGO COM CHOCOLATE

Parte I

Gelado de Morango e beijinhos

(inspirado numa receita de Nigella Lawson)

O que vais precisar?

  • 400ml de natas para bater
  • 1 saco de beijinhos, cerca de 250gr. (parecem suspiros)
  • 1 pote de doce de morango
  • 100gr de morangos cortados em pedaços pequeninos
  • 1 copo de groselha

Como vais fazer?

  1. Numa bacia bate as natas até ficarem bem consistentes;
  2. Adiciona o doce de morango e mistura muito bem com auxilio da batedeira.
  3. Desfaz os beijinho e adiciona ao preparado anterior. Os beijinho são muito simples de se desfazer, por isso não é preciso muita força nem trabalho forçado. não desfaças todos, deixa pelo menos 6 inteiros para no fim decorar.
  4. Reveste uma forma de bolo inglês com glad, aquele papel transparente. Isto vai auxiliar na altura de partir às fatias.
  5. Começa por colocar os morangos no fundo e de seguida o preparado anterior.
  6. Decora com os beijinhos que restaram e verte a groselha por toda a cobertura. Tipo fio de azeite.
  7. Leva ao congelador e retira 30m antes de servir. Tira da forma, retira o papel transparente e deixa ao ar para que os morangos comecem a derreter e seja mais simples cortar o gelado.

IMG_0470

Parte II

Brownies de chocolate e Beterraba

(Receita de Rachel Allen)

O que vais precisar?

  • 275 g de beterraba, compra já da cozida que evitas horas a coze-la bem
  • 250 g de chocolate de culinária.
  • 250 g de manteiga amolecida, mais extra para untar
  • 300 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 75 g de farinha
  • 50 g de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • pitada de sal

Como vais fazer?

  1. liga o forno a 100º.
  2. Enquanto derretes o chocolate, tritura a beterraba, com auxilio de uma 123, até ficar tipo puré.
  3. Adiciona à beterraba o chocolate derretido e mistura tudo.
  4. Numa bacia mistura a manteiga com o açúcar, mistura bem e de seguida adiciona os ovos um a um e continua a mexer.
  5. Adiciona agora o puré de chocolate e beterraba e continua a mexer.
  6. Neste momento deixa a batedeira e com auxilio de uma colher de pau e um coador, adiciona a farinha o chocolate em pó e o fermento e mexe. Já sabes, não mexas muito freneticamente senão perde a leveza.
  7. Forra uma forma com papel vegetal e unta com manteiga, verte o bolo para o tabuleiro e leva ao forno.
  8. Quando o bolo estiver pronto, ou seja quando depois do teste do palito já não há restos de massa, retira-o do forno e deixa arrefecer.

Parte III

Montagem da Sobremesa

  1. divide o bolo em quadrado.
  2. Corta o gelado em fatias.
  3. Coloca, num prato, a fatia de brownie e cobre com a fatia de gelado.
  4. Serve, se tiver corrido bem, o resultado deve ser qualquer coisa como isto…

IMG_0475

Ps: Obrigada a todos os meus convidados pela cedência de imagem e presença bem disposta. Obrigada ao Rui, à Milai e à Sofia que tiraram fotos. Obrigada ao Leo, que conteve o seu espectáculo de cão eufórico. Obrigada à Andreia que foi incansável e muito mas mesmo muito prestável.

Mas acima de tudo obrigada a todos os que cá vêm!!

2 pensamentos sobre “Parabens a Angie Clouds!!

  1. “usar, abusar e talvez escravizar”… qui nada mana. Amei! =) Estava tudo com opimo aspeto, sabor divinal. Fantástico. Quero mais! Tens que repetir =) hihihi Melhor que muito hambúrguer que se vê por aí (não vou fazer publicidade) LOL…

  2. Muitos PARABÉNS pelo aniversário do blog e pela originalidade dos testamentos que escreves antes de passar ao ponto quente —>> as RECEITAS!!! 😀 😀 😀
    Tenho a dizer que tive a honra de ser convidada para o mega jantar de comemoração do aniversário e foi I-N-C-R-Í-V-E-L!!! (:
    Entretanto começa a confabular outro motivo para repetir uma festarola do género 😛
    Beijinhos***
    Milai

Deixe uma Resposta

