Incentivos ao exercício físico !

Todos precisamos constantemente de pequenos incentivos para tornar os nossos dias ainda mas apetecíveis. Óbvio, que o facto de viver com uma saúde não problemática, é o maior incentivo que o ser humano pode pedir. Contudo, todos sentimos falta de novos desafios, novas formas de evoluir e crescer. Pronto, eu sei que nem todos somos assim, mas muitas pessoas são. Ou pelo menos é assim que a minha inocência me permite ver o ser humano.

Toda esta panóplia de incentivos, lembra-me a minha mais recente actividade. Caminhadas. Não é correr, que isso é para quem perdeu o juízo, é caminhar longos percursos com um passo acelerado. Nos meus tempos de jovem inconsequente, eu fazia longas caminhadas, acompanhada ou sozinha. Fazia-o por vontade e necessidade, contudo, hoje sendo eu uma mulher madurita, tenho necessidade de incentivos para tornar possível esta prática de exercício saudável. Ok, podes pensar do género, ontem comeste uma fatia a mais de bolo, o incentivo é tira-la do teu sistema. Verdade, mas só isso já não é mais um incentivo. Preciso de mais. Surgem então elementos fulcrais, um MP3 que o namorado me cedeu, para eu encher de musicas brasileira. Isto depois de eu ter insistido, que tinha de comprar qualquer coisa desse género mas faltava-me a vontade. Ou seja, já temos o MP3, a fatia de bolo que comi a mais e o que poderia faltar? Boa Angélica, contigo é só incentivos. Falta-me a companhia. Se em tempos eu tive a minha prima Patrícia, hoje é mais difícil porque ela tem uma bebé. Enquanto penso nisto e, me dedico a comer umas quaisquer bolachas de manteiga, surge-me a resposta… Vem a correr da cozinha, para ser mais franca, porque ouviu o barulho das bolachas a serem trincada. O Leo. Não há sensação melhor do que levar um monte de pelo a caminhar. Para ele tudo é alegria, os cheiros, as pessoas, o longo caminho, os barulho… enfim tudo. Para mim é o coração derretido por ver o meu amigo de 4 patas tão feliz. Em suma, tudo reunido e um dia ameno é a receita certa para eu acordar energética e fazer os meus 10km a pé. Nunca pensei que isto me pudesse sair do sistema, mas aqui vais: “É incrível fazer caminhadas!!” 

Toda esta minha descrição me leva à minha mais recente experiência altamente calórica. Farófias! E tu pensas, Angélica o que tem farófias a ver com caminhadas? Tudo, porque depois de experimentares comer esta sobremesa vais realmente precisar de umas caminhadas para poderes extrair este elemento do teu sistema. De contrário sempre que vestires o biquíni, vais ver a farófia no teu antigo ventre liso! Ou seja, eu iniciei o meu processo de caminhadas de 2014 depois de a minha mãe ter pedido para eu fazer farófias para a sobremesa. Logo, aqui está o meu primeiro incentivo, as farófias e não a fatia de bolo.

Posto isto, vou aqui deixar a minha receita de farófias e também uma imagem do Leo nas caminhadas… Aviso já que ele está sem pelo porque já era difícil para ele caminhar tanto e com tanto pelo!

Imagem

FARÓFIAS

O que vais precisar?

  • 7 claras
  • 2 ovos inteiros
  • 7 copos de leite + 1 copo de leite
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 7 colheres rasas de farinha maizena
  • 2 paus de canela
  • 1 saco de palitos de la Rene
  • 2 cafés bem fortes e quentes
  • 1 copo de shot de licor de chocolate
  • 1 casca de limão

Como vais fazer?

  1. Bates as 9 claras até ficarem bem espessas e guarda as 2 gemas restantes;
  2. Numa panela colocas o leite, o açúcar, os paus de canela, e a casca de limão e leva ao lume;
  3. Pega num prato e mistura o café com o licor e vai mergulhando os palitos e dispondo-os numa taça como na receita do tiramissu;
  4. Agora está na hora de tratar das farófias, faz pequenas bolas com as claras batidas, como se estivesses as servir gelado, e leva ao leite. Vai virando para dar uma espécie de cozedura às farófias. Eu fiz 3 de cada vez, tens de ter cuidado para não deixar claras dentro do leite. Depois de as virares no leite, sobrepões aos palitos. Faz este processo para todas as claras. Ao longo do processo tens de ter cuidado para o leite não ferver, por isso regula o calor.
  5. Neste momento tens na tua taça uma camada de palitos “bêbedos e eléctricos”, uma camada de farófias e agora vem a parte final, uma cobertura de leite creme.
  6. Numa bacia,  mistura as gemas, a farinha e o copo de leite restante. mistura bem até ficar um liquido, deixa aparecer o fumo do leite que está ao lume, e adiciona este preparado. Com o auxilio de uma colher de pau mexe bem para não ficar com grumos.
  7. Quando este leite creme estiver espesso cobre as farófias com ele e polvilha com canela.

Podes fazer esta receita sempre que te sobrarem as claras de outra qualquer receita.

Imagem

Um pensamento sobre “Incentivos ao exercício físico !

Deixe uma Resposta

