A Andreia e os morangos

Este fim-de-semana foi especial, a Andreia voltou cá a casa ao fim de uns meses longe. Na verdade o fim-de-semana começou na quinta à noite, altura em que o intercidades largou a Andreia cá em Espinho.

Eu já falei neste meu espaço recreativo várias vezes dos meus amigos. Já mencionei a minha irmã postiça outras tantas vezes, mas nunca expliquei muito bem como esta modelo de revista europeia veio cair na minha vida.

Pois bem, estamos em Setembro de 2007, altura em que eu deixei a casa dos meus pais durante a semana para viver em Aveiro, cidade onde estudava. Eu aluguei um quarto numa casa que já tinha 7 raparigas, eu era a oitava. Na altura não conhecia ninguem, caí quase de paraquedas. Acontece que quando os meus pais me foram levar, estava aquela mocinha, com um ar muito de menininha, quase ali esquecida. Eu não sou muito de me dar logo, mas a verdade é que ela fez despoletar em mim os meus sentimentos maternais reprimidos. Ou seja, quando eu a vi ali, apeteceu-me dar-lhe um abraço e dizer, pronto pequenina já não tas mais sozinha, a mami tá cá. Em suma tornamo-nos o apoio uma da outra. Ela não conhecia ninguem, eu já tinha 2 anos de universidade logo muita gente para partilhar, e assim o fiz. Os anos foram passando, a vida da andreia deu muitas muitas voltas, a minha deu tambem alguma, sendo que muitas delas estão directamente ligadas a esta criatura. A minha irmã postiça. Eu falo em irmã, porque cá em casa os meus pais vêm-na como uma filha e a Marta como mais uma irmã. Todos a adoptaram, até os meus amigos que em tempos me protegiam e funcionavam como irmãos mais velhos e protetores, hoje são-no com ela. Daí o alarido do fim-de-semana. Ela veio este fim-de-semana e tivemos de marcar todo o programa de festas e romaria. Ou seja por norma a Andreia vem quando arranjamos uma cena nova para fazer. Este fim de semana foi o concerto da rádio comercial, no sábado. Mas como o fim-de-semana só acaba ao domingo, e os “nossos” pais este domingo foram namorar para outra cidade, nós ficamos orfãs. Tudo muito triste, duas miudas e um cão sozinhas em casa. Oras o meu namoradão, vendo esta cena tambem foi tocado e levou-nos para almoçar em casa dele. Nós ainda fizemos aquilo que a boa educação manda, dizer oh não é preciso, mas ele insistiu e nós aceitamos. Então, para agradecer o convite, fizemos uma sobremesa. Ora o convite vindo do Pedro o que podíamos levar? algo com morangos!!! Então elaboramos a Tarte de Panna cotta e morango. Acho que resultou porque não há amostras… só fotos!

Tarte de Panna cotta e Morango

O que vais precisar?

  • 500gr de morangos, cortados às rodelas
  • 1 pote de doce de morango
  • 0,5l de groselha
  • 250ml de licor de tangerina
  • 1 pacote de bolacha maria
  • 200gr de manteiga derretida
  • 400ml de natas azedas
  • 4 colheres de açucar
  • 4 folhas de gelatina incolor

Como vais fazer?

  1. Liga o forno a 200º;
  2. Desfaz as bolachas em pó;
  3. mistura a manteiga com as bolachas e faz uma massa;
  4. Estica a bola de massa numa tarteira e leva ao forno, tapa com uma folha de alumínio para não queimar. 20minutos e a base fica crocante;
  5. Enquanto fica no forno, faz a panna cotta:
  6. Amolece as folhas de gelatina em água bem fria, 10 minutos.
  7. Numa panela coloca as natas o açucar e 50ml de licor de tangerina e leva ao lume. quando começar a fumegar adiciona as folhas de gelatina. Absorve a água das folhas de gelatina ante de as adicionares;
  8. com uma colher de pau mexe bem e deixa levantar fervura. Quando levantar fervura retira do lume e deixa arrefecer.
  9. Enquanto arrefece trata do molho da tarte;
  10. num recipiente junta a groselha, o restante licor e o doce de morango. Mexe bem para formar um liquido espesso.
  11. Agora que tens tudo está na hora de montar a tarte;
  12. deixa arrefecer a base da tarte e coloca metade do molho, cobre com metade da quantidade dos morangos e coloca a panna cotta. Leva ao frigorífico por 1h.
  13. Por esta altura a panna cotta já solidificou. Cobre com o restante molho e com os morangos que restaram e deixa no frigorífico até à hora de servir.

ImagemImagem

2 pensamentos sobre “A Andreia e os morangos

    • Oh me fizeste chorar. =) Muito obrigada por tudo. Agora para encher ainda mais o coração nada mais do que fazer a tarte que a angélica criou e Andreia apenas ajudou. magnifica =) Beijocas

Deixe uma Resposta

