Ai a feira semanal e os torrões de amendoim!

Por norma a minha vontade de ir para a cozinha está associada a uma memória, e por norma, as minhas memórias estão associadas à minha infância. Eu já contei que as minhas musas são a minha mãe e a tia Lina, mas esta memoria eu diria que está mais associada à tia Lina.

Eu vivo em Espinho e, em Espinho, existia na década de 90 a maior feira do País. (Ainda resiste hoje mas está muito mais pequena). A feira era enorme e quando somos pequeninos o grande é megalómano. A feira acontecia todas as segundas feiras e vendia desde roupa a comida, o pregões era gritados e as pessoas eram tantas que era difícil eu conseguir acompanhar o ritmo acelerado da tia Lina. Mas eu ia, eu era tão feliz nesses dias, mas tinha de acordar cedo e isso era complicado. (como ainda hoje é complicado ter de acordar com as galinhas)

Costumávamos começar na ponta dos ciganos, por norma ficávamos muito tempo lá, porque tinha as novidades da moda a preços bastante baixos. A tia Lina procurava sempre uma pechincha para os presentes de natal!!! Pelo caminho ouvíamos coisas como: “10 meias 200$00” ou então aquela que ainda hoje me faz lembrar a minha infância: “O cigano tá maluco é só 500$00”. Era uma alegria mas como era de esperar eu começava a ficar cansada, isso costumava acontecer um bocadinho antes de chegarmos à zona dos frescos, legumes e fruta que era também a zona onde costumavam estar as vendedoras daquilo que me traz hoje aqui.

Eu acho que à pessoas que conseguem entrar no nosso cérebro, e então, se aquilo que dizem estiver directamente ligado a açúcar, eis que a criança fica com aquela informação e repete-a… Pois bem estas senhoras, que por norma se espalhavam pela feira diziam: “torrão de amendoim 100$00” e repetiam e repetiam e repetiam…. E eu repetia com elas e às tantas já dizia: “oh tia doí-me as pernas” “ oh tia doí-me os pés” “oh tia estou cansada” e a tia que também já começava a ficar saturada de me ouvir dizia: “é só mais um bocadinho”… e era então que a senhora gritava o pregão dos torrões e eu aproveitava para chamar atenção dos torrões. Eu não pedia, porque eu sabia e com a tia Lina e os meus pais, eu não precisava pedir, só precisava dizer: “Olha aquela senhora vende torrões, os torrões são tão bons!” e ela percebia que aquele momento lhe dava mais uns minutos e oferecia-me o torrão e eu comia consoladinha e já não doíam pés nem pernas e eu já não estava mais cansada. Ai o torrões…

O tempo passa, as festas e as feiras mantêm os torrões, mas a boca educa-se e eu deixei de sentir vontade de os comer. Contudo no outro dia estava a ver TV eis que num intervalo de filmes, e durante o momento zapping eu apercebo-me que estão a elaborar uma receita, é então que rapidamente o meu cérebro lança o alerta tinoni e eu paro para ver… ERAM OS TORRÕES!!! Escusado será dizer que não sosseguei enquanto não experimentei a receita.

Posto toda esta informação,  hoje vim cá para oferecer a receita que usei de torrões de amendoim!

TORRÕES DE AMENDOIM

Imagem

O que vais precisar?

200gr de amendoim descascado e dividido a meio, sem pele

200gr de açúcar

20gr de creme de manteiga, ou seja vaqueiro.

Como vais fazer?

1º Pega num tabuleiro e fora-o com papel vegetal e besunta com manteiga.

2º Coloca a manteiga e o açúcar ao lume, (em lume médio) e espera que se torne num tom castanho claro, este processo pode levar até 10min. Deves ir mexendo com a colher de pau para não torrar!

3º Adiciona o amendoim, desliga o lume e mistura bem.

4º Verte o caramelo com amendoim no tabuleiro e deixa arrefecer.

5º Quando estiver frio divide em bocado pequeno e come.

Ai que doçura!

Imagem

 

 

 

Um pensamento sobre “Ai a feira semanal e os torrões de amendoim!

Deixe uma Resposta

