Inicio do ano, nova receita com sabor a chouriço

Sinto que o chouriço me persegue…. Ok isto soa mal, o melhor é explicar.

Em maio passado, depois de uma festa em família, acabamos, eu e o Rui, por ir dar os parabéns a um amigo por ter terminado o curso, já não tinha fome nem vontade de comer, no entanto ele tinha uns pães de chouriço que me pareceram qualquer coisa de especial, alem disso o Rui estava com tanta satisfação a come-los que acabei por provar…. Valha-nos nossa Senhora d’Agrela mais a filha dela, que pão de chouriço tão tão saboroso. Eu nem sou do género viciada, alias nem ligava nenhuma, mas aqueles eram tao bons… viemos embora e confesso que falei do pão de chouriço toda a viagem para casa, o Rui já não me podia ouvir… Um mês depois foi S. Pedro cá em casa e quando convidei o Rui para vir à sardinhada da minha mãe falei-lhe que era de valor haver pão de chouriço, este meu namorado muito solícito ligou para o amigo para saber se podíamos adquirir esses pãezinhos, ele disse que o melhor era a broa de chouriço, em resumo, deslocamo-nos 15 km para ir buscar as ditas broas… quando chegamos cá a casa a minha mãe estava possessa…. Mas experimentou a broa e ficou logo de boa disposição… desta vez invocando S. Pedro, que broa…. Só de me estar a lembrar, já estou a ficar com água na boca…. Era muito boa e segundo o Rui durou muito pouco. Uns meses mais à frente lembro-me do dia que o nosso amigo do pão de chouriço, mais conhecido por Nelson, nos convidou para a inauguração do espaço dele…. A minha pergunta foi, vai ter pão de chouriço??? O Rui achou que era possível… mas não foi possível, não havia qualquer tipo de pão de chouriço… Bolas.

Desde esses dias que ando a experimentar os pães de chouriço das padarias onde a minha mãe vai, sim porque andar 15km só para comprar pão de chouriço ainda que seja muito bom, não é concebível, mas nada me faz lembrar aquele pão de chouriço.

Chegamos então a dezembro, mais precisamente dia 30, quando o Diogo partilhou comigo e com o Rui que a avó dele faz um pão de chouriço indescritível… eu fiquei sem palavras, quer dizer todos os dias do ano, praticamente, nós estamos contigo, somos família e tu não contas que a tua avó é uma expert de pão de chouriço??? E nunquinha nos deste a provar?  Confesso que fiquei deveras desagradada…. Mas é o Diogo e ele prometeu que quando a avó voltasse a fazer que ele nos trazia para experimentarmos …. Alem de tudo isto, não queria entrar em 2014 triste por causa de pão com chouriço.

O ano passou e estamos no dia 1 de janeiro, quando as minhas primas fãs da bimby trouxeram um livro e estavam a procurar receitas… e estavam a falar da sua nova amiga…. Eu decidi dar uma vista de olhos ao livro e confesso que achei bastante interessante… e encontrei os cupcakes salgados…. Achei a receita interessante mas não pensei muito no assunto…

Até esta noite… esta noite sonhei com a minha versão de pão de chouriço… basear-me na receita da bimby e colocar chouriço…. Raios eu sonhei com cupcakes isto não está a ficar nada saudável… daqui vem a sensação de perseguição por parte do chouriço…

Como não sou egoísta, vou partilhar contigo a minha versão.

Queques de chouriço

O que vais precisar?

  • 1 chouriço ralado, escolhe daqueles mais imensos
  • 4 ovos
  • 1colher de azeite
  • 250gr de farinha
  • 2 colheres de café de fermento

Como fazer?

0° liga o forno a 100°

1° Bates os ovos com o azeite;

2° Adicionais o chouriço e com a batedeira mexes tudo muito bem.

3° mistura a farinha com o fermento num recipiente à parte e adicionas ao preparado anterior. A massa vai ficar grossa, mas é essa a intenção.

4° distribui a massa por papelotes de queques e leva ao forno. A cozedura deve levar cerca de 20m.

Retira do forno e serve.

Imagem

 Imagem

 

Bom Ano, cheio de alegria, paz, compreensão e claro barriguinha cheia!!!

Deixe uma Resposta

