Jogo da ronda acompanhado de tarte de frango

Para os meus primos que em tantos anos de piquenique da família, ainda não perceberam que o jogo da Ronda existe e não foi inventada pelo meu Pai!

A ronda joga-se com um baralho de quarenta cartas, entre dois ou quatro jogadores, individualmente ou a parceiros. A carta de menor valor é o Ás; segue-se, em sequência, o duque, o terno, a quadra, a quina, a sena, o sete, a dama, o valete e por fim,  o rei. 

Procede-se à escolha do primeiro jogador distribuindo as cartas até à obtenção do primeiro rei;

O jogador encarregado da distribuição, baralha e dá para «partir»; depois, distribui a cada um três cartas, começando pelo jogador à sua direita (a ordem de distribuição segue sempre pela direita). Colocará a seguir quatro cartas na mesa, que não tenham valores iguais. Sempre que uma carta se repita, tem de ser substituída, até que na mesa fiquem quatro cartas diferentes entre si.

Quando um jogador tiver em seu poder duas cartas iguais, diz  “ronda” e marca um ponto a seu favor, no caso de não haver outros jogadores nas mesmas condições. Se houver, dirão também “ronda”, ficando com os pontos o detentor da “ronda” mais alta. A declaração da “ronda” só pode ser feita no decorrer da primeira mão. A atribuição de pontos é feita, um por cada ronda (de Ás a biscas), 2por cada “ronda” de dama, valete ou Rei.

Quando um jogador tiver três cartas iguais, dirá: “rondim” e terá direito a marcar dois pontos; A pontuação é igual à de “ronda”, sendo que começa com 2 pontos e acaba com três. Acomulam-se ainda as pontuações de “rondas” e “rondins”, ou seja, se um jogador tiver “ronda” e outro “rondim”, o jogador de “rondim” recebe todos os pontos.

Não é obrigatório declarar  o «rondim».  O mesmo acontece com a «ronda».

O jogo é iniciado pelo jogador que está à direita do que distribui. Verificará se tem em seu poder alguma carta de valor igual às que estão na mesa. Em caso afirmativo, serve-se de tal carta para levantar da mesa a que tiver o mesmo valor, recolhendo também as cartas de valor imediatamente superior na sequência que já indicámos. Se não tiver carta alguma igual às da mesa, colocará ali uma das suas; cabe então a vez de jogar ao jogador da direita. • O segundo jogador, se tiver em seu poder uma carta igual à que acabou de ser posta na mesa pelo primeiro jogador (o que só acontece se ele não levantou jogo da mesa), jogará esta carta sobre a do adversário e diz: “Pau”, levantando as duas cartas e marcando um ponto; o mesmo jogador levantará também as cartas que se seguirem em sequência ao “Pau”. Mas se a seguir um terceiro jogador tiver uma carta de valor igual às anteriormente jogadas pelos dois primeiros jogadores, jogará essa carta dizendo: “contra-Pau” e marca dois pontos. O mesmo se passa com o quarto jogador; este, se tiver uma carta de valor igual à que provocou o contra-Pau dirá  por sua vez, “larga”, marcará três pontos e levantará da mesa todas as de sequência.

O jogador que levantar todas as cartas da mesa dirá: “mesa” e marcará um ponto; se a “mesa” foi feita em sequência de um “pau”, marcará dois pontos.  Jogadas as três primeiras cartas de cada jogador, procede-se a nova distribuição de mais três, e o jogo prossegue.

Ao efectuar a última distribuição, o distribuidor dirá: “Noite”.  Jogadas as últimas cartas, as que ficarem na mesa são do ultimo jogador que apanhou cartas. 

No fim contam-se as cartas e a pontuação é atribuída a quem tem mais de 20 cartas, logo se a contar tiver 27 recebe-se 7 pontos.

O jogo termina quando um jogador (ou dois parceiros) totalizarem vinte, e quatro pontos;

adaptado de http://www.7dicas.com/dicas/3270-jogo-da-ronda-principais-regras

E como neste piquenique eu fiz uma tarte adaptada do Sr. Nigel Slater, aqui fica a receita

TARTE DE FRANGO

O que vais precisar?

  •  4 peitos de frango
  •  8 grãos de pimenta
  •   ½ cebola
  •   1 folha de louro
  •   1l de leite
  •   250gr de Bacon cortado aos pedaços
  •   2 colheres de sopa de azeite
  •   1 alho-françês, cortado em discos finos
  •   3 colheres de sopa de farinha de trigo
  •   1 colheres de sopa de mostarda Dijon
  •   2 embalagens de massa folhada
  •   1 ovo batido
  •   1 frigideira
  •   1 panela
  •  1 forma grande para ir ao forno
  •   queijo  ralado, para polvilhar

Como vais fazer?

0º Pré-aqueçe o forno a 250º.
1º Na panela adiciona o frango, pimenta, cebola e folha de louro. Cubre com leite.

2º Deixa ferver e cozinha por 25 minutos até que o frango esteja cozido.

 3º Enquanto isso, na frigideira, frita o bacon no azeite. Adiciona o alho-françês e deixa amolecer.

4º Quando o frango estiver cozido retira-o do leite e esfiapa em bocados muito finos.

5º deixa o leite ficar na panela
6º Adiciona a farinha ao preparado de bacon e alho-françês e cozinha por dois minutos antes. 

7º Adiciona o leite ao preparado do ponto 6º, com auxilio de um coador para retirar os grãos de pimenta e a folha de louro.

8º Adiciona a mostarda e mexe constantemente para fazer um molho espesso.

9º coloca agora o frango que esfiapas-te  e com auxilio de uma colher de pau mistura tudo muito bem.
10º Estende uma das folhas de massa folhada na forma de forno, Coloca-lhe em cima o recheio  em seguida, cubre com a segunda folha e dobra as bordas. O processo de dobrar as bordinhas da massa vai auxiliar a que o recheio no saia.
11º faz alguns buracos vizinheis na massa e pincela a superfície um ovo batido.

12º leva ao forno, deixa cozer até ficar castanho

13º Retira e polvilha o queijo ralado por cima.

adaptado de http://www.bbc.co.uk/food/recipes/chicken_and_leek_pie_77394

Imagem

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jogo da ronda acompanhado de tarte de frango

  1. sim sr Frederico e sr carlos Manuel sendo vós umas pessoas que conhecem tanto de jogos estou admirada por não conhecerem o jogo da ronda e com respeito aos comes estava muito bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s