Pirâmide de Brownies

Eu sou engenheira civil, adoro construções e sou inclusivamente uma daquelas pessoas que sente que tudo faz muito mais sentido quando vê uma obra incrível. De tal forma, que dou comigo com um sorriso parvo na cara e com dor nos músculos das bochechas… sim é verdade, eu sou fã acérrima da construção.

Assim sendo, quando se fala nas 7 maravilhas do mundo eu faço um Tour, online, e delicio-me com o que de melhor À para ver. Existem 2 que me fazem vibrar de forma intensa, Petra e as Pirâmides de Gize. Em ambos os casos os materiais são a pedra e em ambos os casos temos grandes construções feitas numa era onde a máxima ajuda hidráulica provinha de animais quadrúpedes. Graças à inteligência humanoide, houve uma evolução dantesca na construção e provavelmente hoje as pirâmides não teriam levado mais de 50 anos a ficar concluídas e nem Petra teria ficado por acabar… Ou então haveria uma derrapagem de orçamento e tudo ficava como está… Enfim.

Pois bem, eu tenho várias viagens de sonho e incluo nelas Petra e as Pirâmides de Gizé. Em nenhum dos casos vou manter as minhas madeixas loiras, ou caso contrário pode acontecer uma OPA em que o valor se traduz por camelos… Não faço a mais pequena ideia o que se pode fazer com camelos no mundo ocidental, mas como eu ficaria na posição de uma de muitas num harém, não faz sentido ponderar o que se faz com camelos no ocidente… Bolas, já estou a divagar. Então como eu dizia, gostava imenso de ver ao vivo e a cores Petra e as Pirâmides de Gizé, mas parece-me que não vai ser no próximo ano,  porque o meu país não tá a deixar, contudo isso são outros desertos… Assim sendo, hoje que me deu esta nostalgia virada para a construção, lembrei-me que eu própria tenho uma pirâmide no meu livro de receitas. Chama-se Pirâmide de Brownies, é importada das receitas da Senhora Nigella mas tem feito um sucesso como bolo de aniversário e pedidos de amigos. Ou seja vou dar-te a receita, se não ficar hmmm espero que pelo menos fique hm e com cheirinho a chocolate!!

Pirâmide de Brownies

O que vais precisar?

  • 1 Copo + 3/4 de copo de açúcar amarelo
  • 1 Copo de farinha
  • ¾ De copo de chocolate em pó
  • 1 Tablete de chocolate de arroz tufado
  • 2 Colheres de sopa de essência de baunilha
  • 4 Ovos inteiros
  • 75gr de manteiga
  • 1 Fervedor
  • 1 Bacia
  • 1 Copo de água, mas sem ela, para fazer as medidas
  • 1 Colher de pau
  • 1 Forma de bolo forrada com papel vegetal para o bolo não colar
  • Açúcar em pó qb, e um coador para ajudar a espalhar

Como vais fazer?

0º Liga o forno a 250º

1º Liga o fogão e coloca o fervedor ao lume com a manteiga, quando esta estiver derretida adiciona o açúcar e mexe bem.

2º Quando o preparado anterior estiver bem misturado adiciona o chocolate em pó.

3º De seguida adiciona a farinha. Coloca o lume baixo e vai mexendo sempre para não colar no fundo.

4º Quando o preparado anterior estiver pronto, retira do lume e deixa arrefecer.

5º Enquanto arrefece, na bacia coloca os ovos com a baunilha e mexe com auxilio de um garfo. Não precisas usar batedeira nesta receita!!

6º Parte a tablete de chocolate em pedaços grosseiros e reserva.

7º Momento fitness: Sempre com a colher de pau, adiciona os ovos ao preparado do ponto 4 e mexe. Mexe muito bem, até obteres uma massa líquida de bolo.

8º Adiciona agora os pedaços de chocolate e dá mais umas voltas à massa

9º Verte para uma forma quadrada grande e leva ao forno. Baixa o lume para 100º

10 Depois de picar com o palito e ver que está cozido, retira do forno e deixa arrefecer.

11º Quando já aguentares mesmo bem o calor do bolo, corta-o em quadrados.

12º Num prato começas por cobrir toda a base com os quadrados de bolo, polvilha com açúcar em pó.

13º Vai erguendo a pirâmide, lembra-te que a largura da pirâmide não é constante, ou seja vai dispondo os quadrados até ficares com um ou dois no topo. No meio de cada camada, polvilha com açúcar em pó.

 ImagemImagemImagem

Esta pirâmide não obriga a trabalhos pesado e por mais incrível que pareça, o único pó que podes inalar é o do açúcar!

4 pensamentos sobre “Pirâmide de Brownies

  1. Por momentos fui reconduzida para o tempo dos faraós e das esfinges. Mais precisamente para um banho de chocolate com pirâmides de brownie por todo o lado… =))) *** Muito bom, quer dizer o discurso claro, porque o “bombom” vou provar num futuro breve, porque vais fazer novamente para mim, exclusivamente,…. hihihihihihi Bjsss

  2. Sou uma das colegas de Laboratório, e estou de prova que os Brownies fizeram imenso sucesso. Deliciosos. desta vez a menina Andreia festejou em grande, mesmo que em bocadinhos…..

Deixe uma Resposta

