Bolim

Falei-te no outro dia de ter chegado ao instituto de inglês com um bolo de pêssego e para meu desconsolo não estava lá ninguém.

Esta semana as aulas retomaram e a primeira coisa que disse foi mais ou menos assim: “podem chover cavilhas, eu nunca mais vos faço nada” (isto é uma expressão da minha terra). Todos se sentiram arrependidos e disseram: “não Angie, não faças isso” mas eu estava irredutível… ou pelo menos isto foi tudo o que aconteceu na minha cabeça… o certo é que o meu coração se derreteu com tanta baba e ranho que eles derramaram, quando eu me neguei a voltar a fazer um doce. Pronto é assim, eu quero deixar aqui referenciado que se calhar estou a exagerar um bocadinho… Se calhar eu não usei aquela expressão e se calhar eles também não disseram o que eu disse e se calhar eles também não derramaram baba e ranho… Pronto. Na verdade o meu coração de rainha do gelo derreteu-se e eu fiz um bolo. Contudo, eu sou ruim, muito ruim e por isso fiz um bolo diferente. Deixando-os a salivar pelo hipotético bolo de pêssego que não comeram. Novamente não valeu de muito porque fiz um bolo novo e eles gostaram e até deram um nome que eu já referencio.

Quero aproveitar o momento para explicar que este bolo foi inspirado num episódio da Nigella Lawson, de quem eu gosto muito porque ela é uma mulher prática e tudo o que faz cheira do lado de cá da televisão. Pronto, ela fez um bolo de iogurte, mas mais uma vez eu não anotei nada, e como a minha memória deixa muito a desejar quando tentei replicar o bolo não sabia… Ok eu sei, porque não o procuraste na internet Angie? Grande pergunta, porque sou preguicinha e prefiro experimentar…

Posto todo isto, vou contar como fiz o Bolim, nome inventado pelos meus colegas de turma.

Bolim

O que vais precisar?

  • 2 Bacias
  • 1 Forma de bolo, manteiga e farinha para forrar a forma
  • 2 Iogurtes naturais sem açúcar (100g cada)
  • 6 Ovos
  • 200g de farinha ou 2 copos de iogurte de farinha
  • 200g de açúcar ou 2 copos de iogurte de açúcar
  • 2 Colheres de sopa, bem generosas, de nutela ou chocolate de barrar no pão
  • 1 Fervedor
  • 2 Colheres de copa de leite (rasas)
  • 1 Batedeira
  • 1 Colher de pau e um salazar (não é o ditador)

Como vais fazer?

0º Liga o forno a 150º

1º Separa as gemas das claras e bate as claras até ficarem em castelo (expressão que sempre ouvi)

2º Adiciona o iogurte às gemas e bate

3º Adiciona o açúcar ao preparado anterior e bate bem

4º Agora mistura as claras em castelo

5º Hora de adicionar a farinha. Tudo muito bem batido.

6º Barra a manteiga na forma e coloca a farinha para não colar, verte de seguida a massa para a forma e leva ao forno.

7º Com o palito vai vendo se está cozido

8º Enquanto o bolo cozinha, está na hora de tratar do molho. No fervedor coloca o leite e o chocolate de barrar leva a lume baixo até tudo ficar bem dissolvido. Vai mexendo com a colher de pau

9º Quando o bolo estiver pronto, desenforma e rega-o com o líquido de cima.

10º BOLIM!!

 Imagem

Deixe uma Resposta

