Bolachinhas com pepitas de chocolate!

Há uns dias estive na capital. Por norma, quando me desloco de casa para um outro sitio qualquer, arranjo sempre forma de ver amigos com quem já não estou à uma eternidade. Desta vez escolhi uma companheira de jornadas universitárias e a minha amiga/irmã. Depois de um dia em cheio, com direito a uma visita a um ponto turístico muito adorado, não vou dizer onde foi porque isso pode ferir susceptibilidades, eis que chegou a hora de ir ter coma minha companheira de jornadas universitárias. Tudo estaria bem, não fosse o facto de eu ter percebido que os meus pais iam ficar desolados por saber que tinha ido a Lisboa e não lhe tinha trazido nada… Eu ainda liguei mil e 100 vezes para a minha companheira de jornadas universitária… bolas este nome é tão grande… foi chamar-lhe… já sei Mafalda. Pronto, depois de ligar 1100 vezes para a Mafalda e de esta me responder 1101 vez que ainda não podia vir porque estava ocupada, desloquei-me à padaria “A portuguesa” para adquirir um souvenir. Comprei uma tarde de noz deliciosa e uma broa de farinheira (digo já que tanto os meus pais, como os pais do meu namorado, como a minha irmã de verdade ficaram fãs).

Toda contente andei a passear os souvenirs até encontrar a Mafalda. Ela trazia com ela umas coisas que me derretem o coração! Bolachas com cobertura de chocolate, feitas por ela!

Oh eu adoro bolachas, o monstro das bolachas é um ídolo que eu tenho (mas não costumo partilhar esta informação).

As bolachas vinham ainda morninhas e eram tão boas e o cheiro, ai o cheiro até dava água na boca.

Eu fiquei fascinada, bom, primeiro fiquei desolada porque tinha gasto dinheiro em souvenirs sem haver necessidade (o meu lado forreta por vezes supera-me), mas depois, depois só queria ficar com as minhas novas bolachas… tipo Smeagol e o seu precious ring… My precious cookies! As bolachas eram muito boas e tanto o meu namorado como a minha irmã/amiga, chamemos-lhe Andreia, como o nosso outro acompanhante, pode ser Diogo, babaram por aquelas pequenas rodas com cobertura de chocolate. Ainda conseguir trazer para casa algumas e distribui no souvenir! Foram um sucesso.

Infelizmente a Mafalda não mora aqui ao pé de mim e a vida ensinou-me que “se tens limões faz limonada, não peças à mãe para a fazer” então fiz uma longa pesquisa sobre bolachas, e encontrei umas, tipo chips ahoy. Não tem nada a ver com as da Mafalda, as dela são mesmo boas, e também não tem nada a ver com a receita que eu encontrei… Isto porque depois de as ter experimentado, dei-as a provar ao viciado grande em chips ahoy que eu conheço, chamemos-lhe namorado… e ele disse que estavam boas mas faltava qualquer coisa. Por isso alterei um pouco a receita, e passaram a ser “Bolachas com pepitas de chocolate”. Aqui fica a receita:

“Bolachas com pepitas de chocolate”

Do que vou precisar?

  • 4 Canecas de farinha
  • 1 Colher de chá de fermento
  • 2 Colheres de chá de sal
  • 1 Caneca de açúcar Amarelo
  • 1 Caneca de açúcar Branco
  • 150g de creme vegetal
  • 2 Colher de chá de baunilha
  • 1 Ovo grande
  • 4 Colheres de leite morno
  • 250g de pepitas de chocolate
  • 250g de miolo de amêndoa
  • 2 Bacias
  • 1 Colher de pau
  • Papel vegetal
  • 2 Tabuleiros de forno
  • 1 Colher normal
  • 1 Batedeira

Como vou fazer?

0º Liga o forno a 125º

1º Numa bacia junta a farinha e o fermento.

2ºMistura os açúcares com o creme vegetal com ajuda da batedeira, até a massa ficar grumosa.

3º Adiciona a baunilha e continuar a misturar;

4º Adiciona o sal e continuar a mexer;

5º Adiciona o ovo e continuar a misturar bem.

6º Chegou a altura de colocar as pepitas de chocolate e o miolo de amêndoa. Dá mais umas voltas com a batedeira.

7º Adiciona o leite misturar mais uma vez com a batedeira. Por esta altura a massa apresenta uma textura tipo colenta…

8º Chegou a altura de meter as mãos na massa. Começa a colocar a farinha e a amassar com ajuda da colher de pau, ao fim de metade da farinha, amassa com as mãos. A massa não fica completamente seca, por isso adiciona farinha até a massa ficar maleável.

Imagem

9º Pega no tabuleiro e reveste-o com papel vegetal

10º Faz bolas da dimensão de bolas de golfe e espalma-as na mão. Dispõe-nas de forma organizada no tabuleiro. Guarda sempre um espaço entre elas… elas vão crescer e precisam de espaço…

11º Leva ao forno e quando te parecerem alouradas na superfície, estão prontas a ser tiradas do forno.

12º Dispõe-nas numa grelha para elas arrefecerem.

Imagem

13º Quando estiverem mornas, coloca em sacas e assim elas ficam mais resistentes e crocantes!

Que te saiba tão bem como soube à minha irmã de verdade que roubou um saco de bolachinhas!!!

Ps: tenho pena de não ter foto das bolachas da Mafalda… o aspecto consolava…

3 pensamentos sobre “Bolachinhas com pepitas de chocolate!

Deixe uma Resposta

